quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dicas de Fotografia

Vira e mexe amigos e colegas me pedem dicas. Há alguns meses um colega de fórum me perguntou quais conselhos eu poderia lhe dar, então resolvi bolar junto com meu pai uma lista das dicas básicas para se fotografar bem.
Então aí vai:


Se for tirar uma foto contra a luz - ou seja o sol, uma lampada ou qualquer outra fonte de luz está atrás do objeto ou pessoa que será fotografado - sempre use flash, mesmo que seja durante o dia.
Por que?
Se não usar flash apenas a luz de trás aparecerá contornando a pessoa ou objeto, que ficará escuro, como no exemplo abaixo:

O ideal para fotos de corpo inteiro é que o fotógrafo agaixe, focalizando o 'centro' da pessoa ou objeto... No caso de pessoas, mais ou menos a região da cintura, para que a foto fique proporcional.

Por que?
Tirando a foto em pé, é como se tirasse de cima para baixo, distorcendo levemente... "achatando" a pessoa/objeto. Quanto mais alto o fotógrafo estiver em relação as pessoas, maior a distorção.

Tirando a foto de baixo para cima, a distorção fará a pessoa/objeto parecer maior, mais alto, 'esticado'.

Deve-se SEMPRE agaixar para tirar fotos de crianças!

Se for foto de adulto com criança, ou a criança deve ser pega no colo ou o adulto deve agaixar ao lado dela.
Quanto maior a resolução da foto, melhor.
Fotos com baixa resolução não ficam boas quando impressas nem em 10x15 (tamanho padrão de revelação) e não servem para montagens, por exemplo.
Outra desvantagem da baixa resolução é que dificulta ver e reconhecer o que/quem está na imagem. As imagens perdem a nitidez.
A vantagem das câmeras análogas era que a única opção de resolução era o filme de 135 mm. Com uma boa câmera, uma foto bem tirada podia ser impressa até em grandes formatos. Já nas digitais tudo depende da configuração que você usar, da capacidade da câmera e do chip.

Evite colocar na resolução mínima para aumentar a quantidade, não vale a pena. É preferível comprar um chip com capacidade maior. Evite principalmente fotos de celular, a não ser que não haja opção.
Não acredite em todas as propagandas: celulares não são câmeras e câmeras amadoras nunca terão a mesma qualidade de uma câmera profissional.

Enquadre a foto antes de bater, para evitar excesso de espaço em cima ou cortes de cabeça.
Quando houver várias pessoas, baseie-se na mais alta.

Evite tirar fotos sem flash em locais fechados. Se for realmente necessário (objetos atrás de vidros, como na Exposição Star Wars ou foto de espelho) procure apoiar-se em alguma coisa.
A câmera precisa de mais tempo para capturar a luz do local sem ajuda do flash, assim a lente fica mais tempo aberta captando a imagem, por isso com qualquer movimento das mãos ou de quem será fotografado, a foto sai tremida.

No exemplo abaixo minha amiga que estava fotografando foi empurrada. Ninguém merece perder uma chance única dessa de ter uma foto ao lado de Anthony Daniels! Ô azar!!!
Não se esqueça de outro detalhe: a fotografia sem flash registra a luz ambiente, que nem sempre é a mesma que enxergamos. O olho humano faz correções naturalmente, mas a câmera não faz. É preciso ajustar as configurações dela de acordo com o ambiente.
Portanto, tirando uma foto em local que use luz flurescente, por exemplo, embora nos pareça luz branca, a foto ficará levemente esverdeada ou amarelada, como na foto acima (câmera amadora). Veja que na foto abaixo também fui usada a luz ambiente, porém com um maior controle das configurações, por ter sido utilizada uma câmera profissional:

Evite tirar fotos "de si mesmo".
Além de distorcer, os braços e ombros são cortados, com uso de flash provavelmente ficará "estourada" (clara demais) por causa da proximidade, pode ficar desfocada e quase sempre as pessoas saem com cara de susto.

Quanto melhor a qualidade da lente, mais clara ela será... melhores serão as fotos... e mais cara será a câmera.

E por fim, uma dica que é mais de etiqueta do que de técnica:

Em eventos importantes, onde há um ou mais fotógrafos profissionais trabalhando, como casamentos, 15 anos e formaturas evite fotografar, principalmente nos momentos mais esperados.
Antigamente era até proibido entrar nestes eventos portando câmera fotográfica para não atrapalhar os profissionais, mas hoje, isso é impossível! Assim, o que vale é o bom senso dos convidados.
Pense nisso:

- Fica muito feia uma fotografia, tirada pelo fotógrafo profissional, da entrada dos noivos, padrinhos, debutantes, daminhas, floristas, formandos, etc... em que todos, ou quase todos os convidados, estão de costas com câmeras e celulares nas mãos, mais preocupados em fotografar do que em prestar atenção aos personagens principais da cerimônia que estão entrando. Isso é função da equipe de foto e filmagem! Mais feio ainda fica quando alguém 'invade' o corredor e aparece no meio de uma foto onde só deveria aparecer quem está entrando.

- Os noivos, aniversariantes ou formandos receberão os arquivos das fotografias. Tenha paciência e você poderá pedir aos próprios, depois de alguns meses, as fotos dos momentos mais importantes e aquelas nas quais você apareceu, em excelente qualidade!

- Se mesmo assim fizer questão de tirar suas próprias fotos, deixe parar tirar na festa, depois que os noivos estiverem liberados das fotos de praxe (entrada, valsa, bolo, champanhe, com os padrinhos e posadas).

- Lembre-se que para a equipe de fotografia e filmagem a festa não é diversão, é trabalho!
Assim como ninguém gosta de ser atrapalhado enquanto está trabalhando, com a equipe não é diferente. Se o serviço não ficar impecável os principais interessados (noivos, aniversariantes, formandos e seus respectivos pais) não ficarão chateados apenas com a empresa contratada, mas com quem estragou este momento tão importante também!
Não precisa ter receio de pedir para que o fotógrafo tire, na festa, uma foto sua com amigos e parentes, é para isso que ele está lá. Mas SEMPRE educadamente! Respeito é bom e todos gostam!


Lembre-se, os fotógrafos e filmadores não estão lá para se divertir, mas para trabalhar!

Um comentário:

Alguém disse...

Nem preciso comentar que as dicas são ótima!
Agora com as digitais, todo mundo acha que é fotógrafo ...
Adorei as dicas !
Sempre que puder poste mais !!

Beijão !

^^

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!