sábado, 25 de abril de 2009

Dicas de Fotografia 2: Câmera Amadora x Equipamento Profissional

Mais uma vez um colega de fórum me pediu dicas, dessa vez para comprar uma câmera que desse melhor qualidade do que a que ele tem atualmente. Por isso estou postando hoje essas dicas para comprar uma câmera com consciência do que está levando para casa e também para comparar as diferenças entre equipamento amador e o profissional.

A primeira coisa que um fotógrafo amador deve saber, como eu disse em outro post, é para não se deixar enganar pelas propagandas: um celular ou uma câmera amadora NUNCA irão se comparar a uma profissional! E vou explicar os motivos.
Também não adianta comprar uma câmera profissional se não souber o que fazer com ela! (E se não tiver um Flash apropriado, que é vendido separadamente). Acredite, será muito dinheiro jogado fora! Eu mesma, a primeira vez que fui me atrever a fotografar com a câmera do meu pai sem treinamento nenhum, só por curiosidade, passei uma baita vergonha! Até hoje evito de olhar aquelas fotos...
Uma das primeiras coisas que as pessoas costumam me perguntar é "quantos megapixels tem sua câmera?". Até um mês atrás eu não sabia responder, porque isso não é realmente importante!


O que é o megapixel?

É, aproximadamente, a quantidade de linhas que formam a imagem. Quanto maior esse número, teoricamente, melhor a qualidade. Mas essa afirmação só se torna realmente verdadeira quando a imagem é feita com um equipamento profissional e por uma pessoa capacitada para usá-lo, pois há muitos outros fatores que interferem na qualidade. Fatores que podem ser tanto do material que a câmera é feita quanto da técnica do fotógrafo (ou cinegrafista - pois também vale para filmagem).
_
O cálculo do megapixel é: nº de pixels da vertical x nº de pixels da horizontal.

Se você tiver Photoshop, abra uma imagem no programa e vá em Image > Image Size (Imagem > Tamanho da Imagem). Lá verá que são mostradas duas medidas de tamanho: a 1ª é em pixels e a 2ª é o tamanho em polegadas ou centímetros, que é o tamanho em que a imagem pode ser impressa sem perder a qualidade.

Outra coisa que se deve ter atenção é que de nada adianta comprar uma câmera de 10 megapixels, mas diminuir a qualidade para aumentar a quantidade de fotos (o que a maioria das pessoas fazem). Quanto maior a quantidade de fotos que couber no chip, menor a qualidade... ou seja... menor o número de megapixels que terá a sua foto.
O número de megapixels que vem escrito na propaganda, na câmera e na caixa é a capacidade MÁXIMA de qualidade da câmera.

-
Lente

As lentes de câmeras profissionais são feitas de cristal. Não posso afirmar com certeza sobre as câmeras amadoras, mas creio que atualmente a maioria também seja. Antigamente existiam câmeras amadoras com lentes de plásticos (as mais baratas entre as mais baratas).

Repare que tanto o corpo quanto o diâmetro das lentes de câmeras profissionais são muito maiores que o da câmera amadora:






Quanto maior a lente (corpo e diâmetro) maior a quantidade de elementos dela e, portanto, melhor a qualidade das fotos. As lentes profissionais também são muito mais claras que as amadoras, pois tem um processo de fabricação muito mais cuidadoso, com controle de qualidade rigoroso e são polidas uma a uma, ao passo que as câmeras amadoras são produzidas em série.
Por todas estas características, quanto maior o tamanho e quanto mais clara a lente, melhores serão as fotos: cores mais intensas, maior profundidade, maior nitidez (detalhes), melhor capitação de luz e assim por diante...

Por isso não adianta comprar uma câmera amadora de 10 megapixels crendo que as fotos sairão com qualidade comparável com a da câmera profissional que também tenha 10 megapixels.

Dicas de conservação:

- NÃO deixe ela aberta em qualquer lugar;
- NÃO coloque (ou deixe que coloquem) o dedo na lente. Se isso acontecer limpe apenas com um lenço de papel macio ou com algodão LIMPO.
- NÃO limpe com pano (nem flanela), nem papel toalha, nem papel higiênico;
- NÃO passe nenhum tipo de produto na lente (álcool, água ou qualquer produto de limpeza)


Flash

O Flash da câmera amadora tem várias desvantagens.
Já vi muitos clientes e amigos reclamarem que suas câmeras demoram demais para disparar. Isso acontece porque o flash delas demora muito mais para medir a luz ambiente.

O flash profissional, além de trabalhar mais rápido, é maior (e portanto tem muito mais potência), é direcional (pode ser virado praticamente em qualquer direção) e pode ser usado tanto de forma manual quanto automática.

Muitas vezes, quando se tira uma foto muito próxima, as fotos amadoras ficam 'estouradas' (claras demais) porque a lente tem abertura fixa e a potência do flash acaba sendo forte demais para uma distância tão curta; se tentar fotografar sem flash, a câmera demorará o dobro do tempo para captar a luz, podendo a foto ficar tremida.

Porém, se tentar fotografar a uma distância maior de 3 metros ficará tudo escuro, porque esta é a potência máxima do flash amador.


Corpo da Câmera

Câmeras pequenas são muito práticas, principalmente em viagens e lugares cheios, mas isso também significa que ela tem bem menos componentes, ou seja, não tem complexidade... E quando se trata de fotografia, quanto maior a complexidade, quanto mais cálculos tenha que se fazer e quanto maior o custo do equipamento, melhor será a qualidade.
_
O peso também é um aliado, porque dá mais estabilidade.
_
_
Para finalizar vou colocar aqui duas fotos que eu mesma tirei, para que vc mesmo possa reparar na diferença da qualidade: a 1ª com uma câmera amadora, de Abril de 2008 e a 2ª com uma câmera profissional, em Março de 2009.




Procurei não me estender muito em detalhes técnicos, mas há muito mais coisas que influenciam na qualidade de uma fotografia, muito além do megapixel.

Por isso, quando for escolher sua câmera pesquise as marcas e modelos disponíveis, converse com algum colega profissional e experiente, pergunte, encha o saco do vendedor e repare em todos os detalhes da câmera. Se possível, teste ela na potência máxima.

Tudo isso pode te ajudar a não levar gato por lebre: pagar caro por um equipamento que não faz nem a metade do que é prometido!
_
Mas também não se iluda comprando um equipamento que não poderá usar, câmeras profissionais além de serem muito caras exigem investimento alto e constante: cursos, flash, tripé, lente, bolsa especial, etc... Só vale a pena se usá-la para trabalhar (a não se que seja um bilionário sem muito o que fazer! rs)
_
Ah, e POR FAVOR, contrate um profissional CAPACITADO para casamentos, aniversários, formaturas e eventos importantes em geral.
Não se guie por preço, pois o barato pode sair muito, muito caro!
_
Conheça a loja ou escritório do profissional, veja seu mostruário, pergunte com quantas equipes ele trabalha (cuidado com quem contrata free-lancer pois a qualidade do serviço que você vai receber pode não ser a mesma que viu no mostruário... Muitos que trabalham como free são inciantes), observe todos os detalhes e desconfie de preços muito baixos (menos de R$ 700,00).
Mesmo que você ganhe de presente, vale a pena conhecer quem estará lá no dia e seu trabalho. Se não gostar, agradeça à pessoa pelo presente e combine com ela de contratar outro profissional e pagar o valor da diferença!
_____________________

E, falando em Fotografia, vou colocar um clipe LINDO - um pouco inocente - que achei fuçando no Youtube. O nome da música é "Kiss" e o artista (ou grupo, não sei) é J-Entercon. Não sei que língua é, mas acho que é coreano. Não consegui encontrar muita informação a respeito... mas a letra e a tradução estão disponíveis no Vagalume, embora o clipe em si 'fale mais' do que a letra:



(ainda bem que não precisamos mais de Filme nem de Revelação Manual)

Leia Também: Dicas de Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!