quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Se a moda é adaptar heróis para o cinema...

Voltando a falar do que interessa por aqui: cinema, TV, quadrinhos, desenhos animados...
-
Nos últimos anos vários heróis - principalmente das histórias em quadrinho, mas que conhecíamos também dos desenhos animados e filmes mais antigos - foram adaptados ou re-adaptados para o cinema: Homem-Aranha, Batman, SuperMan, Elektra, Demolidor, X-Men, Hulk e por aí vai...
-
Também nos últimos anos as pessoas e, principalmente, os governos e as mídias, parece que acordaram para a realidade do aquecimento global. Foi aquela velha história de empurrar com a barriga: todo mundo sabia que iria acontecer, mas enquanto não começasse a incomodar de fato ninguém fazia nada e até evitava falar no assunto, simplesmente porque era mais confortável assim. Como um diabético que continua comendo doces mesmo sabendo que está doente, mas não para enquanto não tiver que tomar insulina. O ser humano tem a tendência de só tomar providências - ou pensar nisso - quando o problema se torna crítico!
-
E há algum tempo venho pensando: por que não unir o útil ao agradável? Por que parece que ninguém ainda teve a idéia de adaptar para as telas de cinema um herói realmente importante?!
Alguém aí lembra do Capitão Planeta?!



-
Pois é... Já lá no começo dos anos 90 [sim, já faz quase 20 anos] ele alertava a 'nova geração' [no caso a minha] dos perigos dos descuidos para com o nosso planeta: o excesso de consumo, a poluição, o esgoto não tratado, o lixo não reciclado e a ganância que, em maior parte, é a responsável por esse estado caótico que está destruindo o planeta!
-
Os filmes de fantasia e ficção, as adaptações de quadrinhos e livros são chamados de comerciais e de 'sub-arte' mesmo quando têm excelente qualidade. Que tal então usar esses filmes 'capitalistas' para ajudar a conscientizar as pessoas que, se todos realmente se esforçarem ainda dá pra salvar o planeta?! Não seria legal???
-
Tá, é verdade que os vilões eram meio ridículos e a adaptação de um cara com pele azul, cabelo verde e uniforme vermelho seria difícil, poderia ficar meio estranho. Mas todos os heróis foram reformulados para ficarem plausíveis... e o mesmo poderia acontecer com o Capitão. Além disso, os vilões originais poderiam ser substituídos por problemas realistas, empresários realistas e governos realistas. Se bem feito, daria certo com certeza!
-
Gostou da idéia?! Então ajude a divulgá-la...
-
-
Ah, e vale lembrar que o canal Futura está reprisando a série... Se bem me lembro começas às 18h.
-
“Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!"
-
Mais informações sobre o Capitão Planeta: Wikipedia, Melhores do Mundo - Top 5 Heróis Ecológicos e Blog E Esse tal Meio Ambiente?
-
Visite também: Blog Desenvolvimento Sustentável
-
"O poder é de vocês!"

2 comentários:

B. disse...

Realmente, capitão planeta está a cara dessa década!
Eu era fã!! rs

José Maria Lopes/blog disse...

Nós da escola LICEU São Benedito .. Ce iremos apresentar um episódio do Capitão planeta dramatizado por nós alunos nos 10 anos de nossa escola que tem como Tema ; Meio Ambiente ,escolhemos este desenho porque é da nossa geração e porque traz muita reflexão...
José Maria

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!