sábado, 23 de janeiro de 2010

Uma Premiere de Harry Potter no Brasil: Será?!

É uma vergonha, mas reparei que neste blog já fiz mais posts sobre Vampiros do que sobre Harry Potter! Nem tenho como me justificar... Horrível! Enfim...

Outra coisa que tenho que confessar é que fiquei de escrever um texto para contar a verdadeira saga que foi conseguir um ingresso para a estréia de "Harry Potter e o Príncipe Mestiço", ano passado... E acabei não o fazendo! Uma pena, porque foi uma daquelas minhas sagas malucas e muito divertidas. Mas os detalhes têm que ser escritos enquanto estão fresquinhos na memória! Mesmo assim, talvez eu ainda escreva sobre isso! Vale a pena!!!

Agora, falando do que interessa neste post: é um FATO, os fãs brasileiros não são respeitados no mundo todo, não importa de que saga estejamos falando! Se de Star Wars, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Fronteiras do Universo, HQs em geral, Ciclo da Herança ou até mesmo do famigerado Crepúsculo.
Prova disso é que até hoje não foram lançados as versões extendidas dos DVDs de Senhor dos Anéis no Brasil, por exemplo.

As dificuldades, a meu ver têm 2 motivos:
Geografia. Estamos longe DEMAIS dos continentes do Norte. O que eu não sei até que ponto pode ser considerado uma desculpa... Afinal Austrália e Nova Zelândia estão em longitudes próximas à nossa e latitudes mais afastadas. Mas são países de língua inglesa.

O próprio fandom. Todo mundo gosta e gosta muito!!! Brasileiro é notoriamente um povo apaixonado!!! O mundo todo - literalmente - sabe disso. Quando gostamos de algo, gostamos de verdade. Eis o motivo pelas torcidas de futebol serem tão grandes e fanáticas. Eis o motivo de tantos fãs e fan clubs de todos os gêneros.
Porém, ao mesmo tempo que são apaixonados, não são unidos!!! Não vou ficar aqui discutindo a morte da bezerra nem entrando em polêmica. Só posso dizer que vi isso com meus próprios olhos. Ninguém se dispõe a se unir pra conseguir algo e muito menos abrir mão das diferenças pessoais por algo maior! [e não vou me eximir de culpa aqui. Já fiz muita merda também!]
Por isso há tantos sites, grupos, fóruns e fan clubs diferentes do mesmo fandom. Se um consegue algo bacana, os outros não apóiam por dor de cotovelo. Se há um evento todos comparecem no dia com seus cosplays impecáveis, mas poucos se dispõe a ajudar nos preparativos.
Fazer essa galera se unir é uma dificuldade quase tão grande quanto ver a paz reinar no Oriente Médio! E o resultado é que muitos acabam caindo fora, por cansaço. [me incluo nessa turma!]

Mas de uns tempos pra cá, parece que Hollywood resolveu olhar pro Sul. Por exemplo, a Expo Star Wars, como já comentei nesse blog mesmo, veio ao Brasil e Anthony Daniels veio para cá, 2x. Uma para divulgar a própria Expo [2007] e outra no dia da abertura [2008].
Os motivos disso, a meu ver são:

O próprio fandom. Sim, apesar de todos os perrengues e diferenças, ainda sim o pessoal é insistente, não posso negar! Tem sempre aquela galera que continua tentando, tentando e tentando... e um dia consegue!!!
Como o pessoal do CJSP que conseguiu trazer o Sr. Jeremy Bulloch [Boba Fett] na última Jedicon SP, a qual eu não pude comparecer.

A internet. Num primeiro momento ela permitiu mais comunicação e integração entre os fãs [e foi assim que eu entrei nessa, aliás]. Através de listas de discussões via e-mail, fóruns, sites, blogs e até mesmo sites nacionais e internacionais específicos para publicações de fan fics.
Num 2º momento - o atual -, a internet tem novos e avançados recursos: vídeos, traduções imediatas de sites inteiros, twitter, imagens em alta resolução, sites sofisticados [em flash ou não] e por aí vai. Os famosos aderiram a estas novas idéias e agora interagem com seus fãs. Podem saber suas opiniões, conversar e até mesmo acompanhar e observa-los, se assim desejarem.
Até mesmo eventos podem ser divulgados e promovidos exclusivamente on line.

Revistas como a Sci-Fi News que tem uma equipe internacional cada vez maior e melhor. Além de outros sites e blogs do gênero de alta qualidade.

Enfim... acabei falando demais!


Mas esse post é mesmo, na verdade, pra divulgar a idéia e o trabalho da turma do @PremiereRdMBR. Eles criaram uma super campanha no Twitter!!!

Pra quê?

Pra tentar trazer uma Premiere ao Brasil, seja da 1ª ou da 2ª parte da adaptação do 7º Livro de Harry Potter [Relíquias da Morte].
Aqui vão os detalhes para quem se interessar em aderir e quiser saber com funciona.

O endereço no Twitter é:

E no orkut [onde estão sendo esclarecidas as dúvidas]:

A ideia:

A ideia surgiu depois que foi feita uma votação on line para saber qual país tinha mais fãs de Harry Potter. O Brasil ganhou.

Então, 3 fãs decidiram fazer uma campanha no Twitter para conseguir o maior nº de fãs seguidores possível e unir todos os fã clubes para, a partir do dia de hoje [23/01], divulgarem a idéia [ou o pedido] de uma Premiere aqui no Brasil usando tags como #PremiereHP7inBR [a principal] e #WarnerLookToBR. Todos devem mandá-las para os twitters do elenco e da Warner, além de postá-las com frequência para que o assunto entre nos mais comentados do Twitter [Trading Topics].
Resumindo, chamar a atenção de quem interessa!

Mas não parou aí!
Há também uma petição on line - com um texto excelente feito pelo @dasmasmorras - no link:

Eis o texto da petição:

Como todos sabem o final da saga Harry Potter está mesmo caminhando para o fim, e nada mais justo que realizar uma Premiere – palavra de origem francesa, e usada para lançamentos de filmes em sua primeira exibição nos cinemas - do último filme da série, que será dividido em duas partes, sendo que:

- A primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte estreia nos cinemas brasileiros, americanos e ingleses no dia 19 de novembro de 2010 e,

- A segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da morte estreia nos cinemas brasileiros, americanos e inglese no dia 15 de julho de 2011.
Goste ou não, Harry Potter é um fenômeno e arrasta multidões, ou por outras palavras, vende. Todos sabem também como são os meios de comunicação. Tudo o que vende, é usado.

Por isso, fãs indignados de todo a parte do Brasil, que já foram capazes de mostrar inúmeras vezes que em nosso país existe um número muito grande deles [fãs] declarados do bruxo mais famoso dos últimos tempos, Harry Potter, através desta, estão REIVINDICANDO a oportunidade de ter pelo menos uma Premiere de uma e/ou das duas partes finais da saga de filmes Potter.

Para que se tenha uma noção de quão grande é o fandom - uma palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da televisão, pessoa ou fenômeno em particular – de Harry Potter, recentemente foi criado uma enquete na rede social do Twitter onde se elegeria a nação mais Potteriana, e o Brasil ganhou em primeiro lugar, totalizando mais de 100 mil votos.

Vale também ressaltar que ano passado o Brasil teve uma de suas maiores conquistas, e mostrou ao mundo todo que é capaz de grandes eventos, um exemplo disso foi que acabou vencendo a disputa e teremos em 2016 os Jogos Olímpicos.

Mas não menos importante, e digna de ser lembranda é a Copa do Mundo, que também ocorrerá no Brasil, no ano de 2014.

Então, Warner Brothers, produtora e distribuidora dos filmes da série Harry Potter, que já arrecadou 5 bilhões, 417 milhões, 104 mil e 72 de dólares em todo o mundo, e sendo a maior e mais rentável série da história do cinema, seria ótimo e rentável para vocês fazerem uma Premiere em nosso país!

Criação e escrita de:

www.somosdasmasmorras.com
http://twitter.com/dasmasmorras

Apoio de:
http://twitter.com/PremiereRdMBR
Também está havendo uma votação no Portal MTV para os filmes mais badalados do ano:

Achei a idéia ótima, mas sinceramente tenho minhas dúvidas quanto à eficiência. Acho que seria interessante criar um site ou um blog bilíngue para chamar mais atenção e estendê-la por mais tempo.
Além disso o pessoal tem que tomar cuidado para não parecer uma campanha infantil.

Estou ajudando como posso - pois não disponho mais de tanto tempo para o fandom atualmente - e espero de coração que dê certo!!!

Boa sorte a todos nós, potterianos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!