sábado, 22 de setembro de 2012

Hobbit Day ou Tolkien Day

Hoje é uma data nerd importante - incrível como cada vez temos mais datas nerds pra comemorar, né - pois é o chamado Tolkien Day.


Para compreender porque hoje é comemorado o Dia de Tolkien (vamos aportuguesar né), aí vai um pouco de história:
"O Hobbit" foi lançado no dia 21 de Setembro de 1937 (sim, o livro completou 75 anos ontem!) e hoje é o aguardado "Dia do Hobbit".
A data foi instituída pela American Tolkien Society em 1978, apesar de ser um pouquinho controversa - afinal, o calendário do Condado é um pouco diferente do que a gente usa -, é nesse dia que os fãs comemoram o aniversário de Frodo e Bilbo Bolseiro. Você também pode comemorar! 

Mas por que a data de aniversário destes 2 hobbits, tio e sobrinho, é assim tão importante?
Bom, primeiro porque A Sociedade do Anel começa com a festa de aniversário de Bilbo. Festa de incríveis 111 anos de Bilbo e 33 anos de Frodo, que é quando hobbits atingem a maioridade.
Segundo porque esses 2 são os protagonista de 4 livros do legendarium e tem papel fundamental nos eventos da Guerra do Anel.

Então, para comemorar do meu jeito resolvi fazer este post para contar um pouco de como nasceu minha paixão pela obra de Tolkien e também para poder aproveitar e divulgar algumas coisas a respeito das obras e, claro, deixar algumas sugestões de como comemorar neste e nos anos que virão esta data especial!


Gosto - e posso até dizer que sou fã - de muitas histórias fantásticas, mas existem 3 que são pra lá de especiais, são minhas preferidas; são as prioridades quando vou comprar livros, filmes, cosplay, actions figures e todo tipo de bugiganga nerd; são aquelas que me fazem brilhar os olhos e enlouquecer; são aquelas cujas origens e curiosidades eu estudo e sou capaz de conversar a respeito por horas a fio. E são aquelas que deram início à minha coleção nerd de histórias fantásticas (e objetos baseados nelas).

São elas: Star Wars, Harry Potter e O Senhor dos Anéis (não necessariamente apenas a trilogia principal, mas todo o legendarium criado pelo autor).

Quando ouvi falar de O Senhor dos Anéis pela 1ª vez foi quando A Sociedade do Anel estreou nos cinemas. Não dei a menor importância!
Tamanha era a minha ignorância que eu achava que era apenas um filminho de aventura medieval, tipo aqueles filmes B bem toscos que às vezes passam na Sessão da Tarde.
Até que meses depois meu pai aparece com um enorme Box de VHS em casa (sim, ainda na época das fitas). Era um Box duplo, pois o filme era tão comprido que fora dividido em 2 fitas. Ele havia alugado e mesmo sem levar muita fé resolvi assistir.
Preciso dizer que me apaixonei e me senti uma idiota com meu pré-conceito besta?

Depois disso fiz questão de assistir As Duas Torres e O Retorno do Rei no cinema (o último no meu aniversário de 19 anos com a mana ^_^)
Em As Duas Torres me encantei plena e eternamente pela força de Éowyn, que é até hoje minha personagem favorita entre todas da literatura. (não é à toa que este blog tem duas citações de SdA na barra lateral).
Na época do lançamento de RdR tínhamos uma locadora e me lembro bem de um cliente completamente apaixonado por Tolkien que brigava para importar a tão famosa Versão Estendida (que só foi lançada no Brasil há pouco tempo) e um outro tão nerd quanto eu que praticamente me implorou o poster de um dos filmes, rs.
Em 2003, em um certo evento ganhei uma certa revista que tinha uma reportagem especial repleta de informações explicativas que só existem nos livros (que na época eu não conhecia).
Alguns anos depois achei um livro de capa dura fantástico sobre a obra de Tolkien por apenas R$ 10 conto na loja da extinta Siciliano no Center Vale. Chama-se O Mundo de Tolkien (David Day) e é uma das principais referências sobre a mitologia Tolkieniana pra mim até hoje. Devorei o livro mesmo nunca tendo antes lido os livros escritos pelo Professor.

A partir daí ficou sendo uma paixão eterna e tão logo eu pude começar a minha coleção de livros fantásticos comprei A Sociedade do Anel e por anos não tive grana pra comprar os outros e continuar a leitura. Cheguei a baixar O Silmarillion, mas não consegui ler na época e me lembro de ter lido 1/3 d'O Hoobit na livraria mesmo. Hoje tenho quase todos comprados na estante.

Na data de hoje as comunidades Tolkienianas estão propondo que os fãs façam pequenas comemorações particulares e postem as fotos.
As idéias vão desde festas tipicamente Hobbits até reassistir os filmes de O Senhor dos Anéis.
Por exemplo, veja a sugestão do site da revista Super Interessante (clique na imagem para ampliar).



Enquanto isso a página católica Projeções de Fé, que me foi indicada por um amigo católico (só pra esclarecer: eu não sou religiosa) criou um evento no Facebook propondo que as pessoas façam uma maratona dos filmes da Trilogia O Senhor dos Anéis em grupo, com muita comida, e enviem suas fotos.

Eu até pensei em participar, até porque seria a data ideal para finalmente ver as Estendidas. Eu comprei o Box no início do ano - e recebi justamente em 25 de Maio, o Dia do Orgulho Nerd / da Toalha =D -, mas por incrível que pareça ainda não consegui assistir! Eu até vi até a metade de As Duas Torres, mas aos picados, um pouco por dia... e assim não é como uma verdadeira nerd deve assistir!!! Pra mim não conta!!!

Entretanto... Contudo... Porém... não poderei fazer a Maratona =(
Meu cachorro está há 3 semanas em repouso absoluto pois fez uma cirurgia complicada que teve o pós-operatório agravado. Isso quer dizer que EU praticamente não durmo há 3 semanas!!! O escuro e o silêncio da noite até seriam perfeitos para assistir os filmes em paz (já que ver qualquer coisa em paz aqui durante o dia é impossível!!!), não fosse o fato que precisaria parar o filme de meia em meia hora para cuidar do meu peludo. Remédio, comida, água, calmante, choro, injeção, necessidades, trocar a roupinha cirúrgica, etc... etc... etc... Assim também não dá!!!

MÃS... A próxima saga literária na minha lista, depois de Dragões de Éter e a série Feios, era justamente o legendarium Tolkieniano, pois junto com o Box das Estendidas recebi também os livros que eu ainda não tinha e estava louca para ler: Contos Inacabados e Filhos de Húrin (como está na foto do post anterior).
Por isso, coincidentemente, começo hoje a reler O Silmarillion (para reler a saga toda em ordem cronológica).

E para complementar este post comemorativo, nada melhor do que o poster e algumas fotos do filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (1ª parte) que estréia em Dezembro, mais especificamente daqui 83 dias!!!











É fantástico e especialmente gratificante ver que a filmagem d'O Hobbit deu certo e está prestes a estrear, pois a pré-produção foi bastante sofrida, foi uma novela à parte. Tudo dava errado e nada era decidido com certeza.
Inicialmente Del Toro seria o diretor, mas ele acabou saindo (pelo que agradeci, pra dizer a verdade) e o Peter Jackson acabou assumindo, mesmo contra a vontade a princípio. E esse foi apenas UM dos milhares de problemas que surgiram ao longo do caminho desde que a produção foi anunciada. Havia até quem achasse que o projeto não sairia nunca do papel.

E agora, cá estamos, com direito a trailers e tudo:





Por fim, só quero dizer: obrigada por tudo Professor!


5 comentários:

NaiaraAmeba disse...

Sabe o que é mais legal? Meu pai detestou todos os filmes, quando a gente alugou as boas e velhas VHS. Ele ficava com raiva por não ter um fim, não adiantava explicar para ele que tinha um filme depois daquele, e depois outro ainda. Eu ganhei os livros há mais ou menos um ano, mas já queria ler há séculos. então, fiquei super feliz. Começei com O Hobbit, e foi amor a primeira vista. O Senhor dos Aneis é muito mais maduro, eu sei, mas a atmosfera pesada fez com que meu amor realmente grande ficasse no Hobbit.
Eowyn é realmente uma personagem maravilhosa! E eu sou mais feliz ainda por shippar ela e o Faramir. -Q Certo que tem uma amiga que me mata, porque gosta muito mais do tom doentio do amor do Grima por ela, mãs, eu sou feliz com o par adorável que ela faz com o Famimir e por ter sido foda o suficiente para por os peitos numa armadura e gritar que não era um homem coisa nenhuma!
Enfim, estou ansiosa pelo filme, muito.
=*

Tina disse...

Já meu pai - que não tem NENHUMA paciência pra ler - A-DO-RA os filmes. Inicialmente foi por causa da fotografia do filme que o impressionou (já que essa é a área dele), mas depois ele foi se envolvendo com a história também!

O problema é quando ele me pergunta coisas que só posso explicar citando O Silmarillion. Daí fica complicado de ele entender. Por exemplo, quando ele quer saber para onde Frodo, Bilbo e os elfos vão no final.

Ah, eu também sou SUPER shipper Éowyn / Faramir. Aliás, acho que é o único shipper que tive sorte até hoje, hahahha... Eu já gostava do Faramir nos filmes, mas me apaixonei perdidamente por ele quando li os livros e fiquei bem brava com as distorções dos filmes.
Detesto Grima e não entendo como alguém pode torcer pra ele se dar bem no final, rs... acho que só pode ser pena!

Também estou ansiosa pelo novo filme. Mas ok, falta menos de 3 meses =D

Tina disse...

Em tempo, hoje também é aniversário do Tom Felton, que interpreta Draco Malfoy em Harry Potter ;D

Ajota disse...

Cris NS, não sei como cheguei ao seu blog, mas só tenho uma coisa a dizer: adorei! Depois de ler o post sobre o Hobbit Day, dei (day de novo) uma olhada no restante das postagens e achei muito bacana! Seu texto sobre a obra Tolkien me envolveu bastante. Às vezes me sinto completamente sozinho quando não encontro nenhum fã de Tolkien, e de repente encontro uma postagem tão bacana como a sua...Amei! Adoraria poder conversar melhor com você sobre esse universo, e eu também sou um que conversaria por horas a fio sobre o assunto.
Você me enviaria o seu e-mail?
Me chamo Antonio Junio e sou do Distrito Federal.

Tina disse...

Olá Ajota.

Fico feliz que tenha gostado do post e do blog =D

Espero que entenda, mas por motivos de segurança na internet não divulgo meu e-mail. No entanto, vou indicar-lhe um excelente fórum repleto de outros fãs como nós, onde você poderá conversar sobre a obra de Tolkien exaustivamente - além de muitos outros assuntos também - e onde você também fará muitas amizades, talvez até com gente da sua região.

O link é: forum.valinor.com.br

Faz tempo que não apareço lá, mas vc me verá lá de vez em quando.

Também existe o Duvendor (que não conheço como usuária): http://duvendor.com.br/forum/

E, claro, o Conselho Branco com suas Tocas regionais: http://conselhobranco.com.br/forum/ (do qual tbm não participo)

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!