quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Coleção 'Biblioteca Júlio Verne'

Essa foi uma coleção que encontrei por acaso na Bienal do Livro e foi uma excelente surpresa, já que há muito tempo eu queria ler Verne (coisa de nerd =D ).
Na verdade aquele dia eu não tinha intenção ou esperança de voltar com nenhum livro ou no máximo um, rs. Aqueles que eu queria estavam caros demais por serem lançamentos recentes, mas aí eu tive algumas gratas surpresas. E uma delas foi essa coleção de Jules Verne.

Passei em frente um stand, vazio e láááá no fim do saguão, mas muito, muito grande!!!

Havia várias coleções com um preço que, pra mim, eram inacreditáveis. Alguns de História da Arte (que eu também queria, mas não levei nenhum), outros de autores famosos e entre eles estava Jules Verne.
Cada livro a R$ 10,00. O que mais me impressionou não foi nem sequer o valor, mas a QUALIDADE da edição a esse preço.


Sabe aqueles livros antigos, de capa dura, com lombada trabalhada, do tipo que você esperaria encontrar na Biblioteca de Hogwarts ou em alguma Biblioteca muito, muito grande e antiga, tipo a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro?
Então...
Nunca vi esse tipo de livro em edição nova em folha (geralmente a gente só acha em sebo, amarelado e com cheiro de mofo) e ainda por cima BARATO. E confesso que sempre foi meu sonho ter uma coleção dessas.



Nessas horas eu penso: por que não sou RYCA e não tenho mais cartão de crédito??? rsrs...
Pois é... levei pouca grana e ainda tive que pedir emprestado pra minha mãe pra conseguir levar 4 desses. Perguntei para o atendente e ele me disse que eram 30 livros ao todo. Quase caí de costas. Mas aí, fui pesquisar na internet esses dias e descobri que o buraco é mais embaixo. Caí nesse blog dedicado à Jules Verne.
Resumo: essa coleção de luxo (chamada Biblioteca Júlio Verne) foi lançada primeiro em Portugal e depois foi lançada aqui no Brasil em bancas de jornal em 2009. Mas acho que foram poucas bancas, pois nunca os vi (e olha que sou garimpeira dessas coisas) e não teve nenhum tipo de propaganda na TV deste lançamento (quase sempre essas coleções tem comerciais no começo). A coleção original eram 66 livros, depois ao que parece foi reduzida para 44 livros e por fim, para 30 (que deve ser a que foi lançada aqui).

Enfim... Impossível na hora, lá na Bienal, levar 30. Tanto pela minha pobreza, quanto por não ter como carregar, hahaha... Estava de ônibus e mesmo levando 'pouca' coisa, minha sacola tava tão pesada que necessitei da ajuda dos parentes pra carregar.

Levei os 4 mais conhecidos que encontrei, pois não tinha nem ouvido falar da maioria dos títulos (aliás, não sabia que Jules Verne tinha escrito tantos livros assim!).
Fiquei com:
  1. A Volta ao Mundo em 80 Dias
  2. Vinte Mil Léguas Submarinas
  3. Viagem ao Centro da Terra
  4. Da Terra à Lua
Esses 4, coincidentemente, estão entre os 5 primeiros que foram entregues no lançamento em Portugal.

Como dá pra ver ali na imagem, além da capa de luxo e do papel de boa qualidade, essas edições também trazem belas ilustrações em branco e preto. E fazia tempo que eu não lia um livro com ilustrações, hahaha... Mas as ilustrações são muito bem feitas e dão um charme especial aos livros.

Como essa coleção foi lançada primeiro em Portugal e depois importada para cá, é importante frisar que é o português de Portugal e não PT-BR. Apesar de alguns estranhamentos, não é nada que torne a leitura muito complicada. O que achei mais interessante é que vi em algum lugar - embora não me recorde onde - que esta teria sido uma tradução contemporânea ao lançamento das primeiras edições dos livros do autor e ainda assim a leitura não é tão difícil quanto eu esperaria que fosse. Mas não tenho como comprovar isso, visto que perdi a fonte da informação =/

Infelizmente eu acho que perdi o contato dessa livraria que estava vendendo esses livros, porque eu queria muito comprar mais alguns ou quem sabe até, se um dia eu pude$$e, completar essa coleção que ficaria magnífica na minha estante.

7 comentários:

Anônimo disse...

meu sonho é ter uma biblioteca com esses livros antigos , justamente iguais ao que se encontra na biblioteca de Hogwarts ! kkkkk
otimo post

NaiaraAmeba disse...

AI MEU DEUS, TIVE UM CHILIQUE.


Ok, quase passou. Eu não achei nada tão lindo assim na minha vida! Nunca! Não tinha isso na bienal daqui! E o pior que Julio Verne é um dos caras que mais eu quero ler na vida, porém, eu começaria com um que você não comprou: O Raio Verde. Edição linda e se você descobrir o contato da editora/livraria, por favor, me passa! Sou uma pobre estagiária que pode economizar alguns meses para comprar parte da coleção (até porque eu não tenho espaço para 30 livros de uma vez só em casa, minha mãe ma mataria).

Tina disse...

Hehhehehe... prometo que te passo, sim. Não lembro se vi a capa desse Raio Verde lá.
Eu lembro vagamente que ia levar +1, mas desisti pq senão não sobraria pro livro do Hugh Larrie, rs.

Eu lembrei o nome da livraria, mas tá difícil achar o contato. Eu devo ter guardado o cartão de visita em algum lugar, o problema é que tem uma montanha de cartões espalhados aqui em casa. Continuarei procurando.

Anônimo disse...

Esa coleção teve 63 volumes publicados no Brasil dos quais consegui comprar 26 volumes, pois não era fácil de achar, a entrea não era regular e não eram todas as bancas que recebiam os livros.
Talvez você consiga números atrasados pelo site da jovem banca (www.jvoembanca.com.br), localizada na região da Avenida Paulista.
Segue os volumes publicados:

Vol. 1 A volta ao mundo em 80 dias
Vol. 2 Vinte mil léguas submarinas
Vol. 3 Cinco semanas em um balão
Vol. 4 Viagem ao centro da terra
Vol. 5 Da terra à lua
Vol. 6 Os filhos do capitão Grant na América do Sul
Vol. 7 Os filhos do capitão Grant na Austrália Meridional
Vol. 8 Os filhos do capitão Grant no Oceano Pacífico
Vol. 9 Miguel Strogoff
Vol. 10 A escola dos Robinsons
Vol. 11 À roda da lua
Vol. 12 Um herói de quinze anos
Vol. 13 A ilha misteriosa – Os náufragos do ar
Vol. 14 A ilha misteriosa – O abandonado
Vol. 15 A ilha misteriosa – O segredo da ilha
Vol. 16 Atribulações de um chinês na China
Vol. 17 Os quinhentos milhões da Begun
Vol. 18 Aventuras do capitão Hatteras – Os ingleses no Pólo Norte
Vol. 19 Aventuras do capitão Hatteras – O deserto de gelo
Vol. 20 Dois anos de férias
Vol. 21 A cidade flutuante
Vol. 22 A jangada
Vol. 23 Aventura de três russos e três ingleses na África Austral
Vol. 24 César Cascabel
Vol. 25 As Índias Negras
Vol. 26 Heitor Servadac – O Cataclismo Cósmico
Vol. 27 Os Habitantes do Cometa
Vol. 28 O Raio Verde
Vol. 29 Os Náufragos do Jonathan – 1ª Parte
Vol. 30 Os Náufragos do Jonathan – 2ª Parte
Vol. 31 A Estrela do Sul
Vol. 32 Os Piratas do Arquipélago
Vol. 33 Matias Sandorf – 1ª Parte
Vol. 34 Matias Sandorf – 2ª Parte
Vol. 35 Kéraban – O Cabeçudo
Vol. 36 Robur – O Conquistador
Vol. 37 Norte Contra Sul
Vol. 38 O Caminho da França
Vol. 39 A Casa a Vapor
Vol. 40 O Castelo dos Cárpatos
Vol. 41 A Invasão do Mar
Vol. 42 Família Sem Nome
Vol. 43 Em Frente da Bandeira
Vol. 44 Os Exploradores do Século XIX – 1ª Parte
Vol. 45 A Agência Tompson & Cia. – 1ª Parte
Vol. 46 Os Navegadores do Século XVIII – 2ª Parte
Vol. 47 A Esfinge dos Gelos
Vol. 48 A Ilha de Hélice
Vol. 49 A Mulher do Capitão Branicon
Vol. 50 A Agência Tompson & Cia. – 2ª Parte
Vol. 51 Clóvis Dardentor
Vol. 52 A Descoberta da Terra – 1ª Parte
Vol. 53 O Náufrago do “Cynthia”
Vol. 54 O País das Peles – 1ª Parte
Vol. 55 O Soberbo Orenoco
Vol. 56 O País das Peles – 2ª Parte
Vol. 57 A Descoberta da Terra – 2ª Parte
Vol. 58 A Carteira do Repórter
Vol. 59 Os Exploradores do Século XIX – 2ª Parte
Vol. 60 Um Drama na Livônia
Vol. 61 A Galera (Chancelor) + Zacarias
Vol. 62 O bilhete de loteria nº 9672
Vol. 63 O farol do cabo do mundo
endo assim, ficou faltando então a publicação da 2ª parte do volume 46 – Os Navegadores do Século 18.
Abraço
Antonio José Fabri

Anônimo disse...

O site correto é:
www.jovembanca.com.br
Todos os livros estão anunciados lá.

Tina disse...

Muito obrigada pelas informações!!!

Unknown disse...

Essa coleção está de volta as bancas
Começou em abril desse ano (2019)
Já está no volume 15 mas não segue uma ordem
Tipo a ilha misteriosa saiu a parte 1 depois a parte 3 e logo

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!