sábado, 27 de abril de 2013

Marvel e Eu

Eu tenho que começar esse post com um aviso: Eu NÃO acompanho quadrinhos!!!
Peraí... deixa eu repetir pra garantir que não haverá confusão:

EU NÃO ACOMPANHO HQs!!!

Eu sei que ando ranzinza, mas acontece que ando muito de saco cheio das pessoas fingirem que não entendem o que eu digo (e se tem um lugar que posso desabafar é aqui!). Eu tenho certeza absoluta que não falo grego!!! 

Então, dito isso, creio que você, caro leitor, entende que não vai adiantar vir com "mas ele não era assim nas histórias" e também não vai adiantar comentários do tipo "aff... você não entende nada da Marvel!" Apesar de que eu vi até mesmo os mais puristas aplaudindo de pé e dando nota 10 ao filme Avengers... Mas não custa esclarecer, né...


Eu pretendia escrever esse post como um prólogo para o post sobre o filme dos Vingadores... mas eu simplesmente não consegui escrever sobre Vingadores, então acabei deixando este de lado.
Porém, como ontem estreou (e eu já fui ver) Homem de Ferro 3, ele volta a se tornar relevante.

 Meu primeiro contato com o Universo Marvel (que eu me lembre): eu estava chegando em casa e meu pai estava assistindo no computador o 1º DVD alugado que entrou na nossa casa. O filme era Homem Aranha (Tobey Maguire). Ele tinha acabado de comprar o drive e estava se divertindo. E eu lembro que torci o nariz inicialmente... porque sempre torci o nariz pra qualquer menção de super-heróis que não fossem da DC.
Na época eu nem sabia da existência de Marvel e DC... eu apenas não gostava de personagens que não pertenciam aos Super Amigos ou à Liga da Justiça, que... estes sim... eu acompanhava nos desenhos desde criança (nunca em HQ), além é claro dos filmes do Superman (Christopher Reeves), da série Lois & Clark e de uma vaga lembrança de uma série antiga do Flash.

Enfim... eu não tinha nenhuma familiaridade com personagens Marvel. Só sabia que existiam. Nesse dia vi Homem-Aranha e adorei.
A partir daí comecei a acompanhar todo o Universo Marvel nos cinemas, exceto pelos que EU considero de terror e não me interesso. Por isso, da imagem acima não vi os filmes de 3: Blade, Motoqueiro Fantasma e um outro bem no canto direito cujo nome não sei. De resto, vi TODOS... a maioria no cinema, em estréias ou não.


Gosto de todos os filmes, mesmo quando a galera mete o pau. Claro que mais de alguns do que de outros. (Não gostei particularmente do Homem Aranha novo).
Me chateia essa confusão de contratos entre vários estúdios e cada franquia que impede uma integração plena de todos os super-heróis. Mas quem sabe isso se resolve no futuro, né.

Depois de ver o 1º Homem Aranha, passei a acompanhar pelo SBT a série animada X-Men Evolution.
Sim, EU SEI que os fãs radicais odeiam... mas EU amo esse desenho. Quando comecei a acompanhar não sabia que era tão diferente do original das HQs. Eu achava que seguia a mesma linha.
Por isso é compreensível que quando foi lançado o 1º filme dos X-Men minhas expectativas se baseassem no que eu conhecia dos personagens através do desenho.

Fui recebida com especial grosseria por um fã quando comentei isso em uma lista de discussão nerd da qual eu participava na época. Desde então decidi apenas assistir os filmes, evitando conversar abertamente sobre eles.
Infelizmente - nerds ou não - o que mais tem nesse mundo é gente despreparada para conviver em uma sociedade diversa e a internet abriu as portas do mundo para esses seres escrotos.

E você pode querer me dizer: mas Cris, se você não acompanha HQs, você é poser!
Acontece que, por uma série de motivos, o formato de HQs não me agrada. Mas eu gosto de todo tipo de história fantástica... super-heróis (da DC no caso) fizeram parte da minha infância. Só que eu os prefiro em outras mídias: desenhos (nem todos), séries (nem todas) e cinema. E, como todo mundo sabe, o que funciona em uma mídia não fica tão bem em outra... daí a necessidade de mudanças, adaptações. E o que mais tem em HQ são mirabolâncias que não ficam bem em live action.
Portanto, não me considero poser... até porque tenho lido resumos dos acontecimentos nas HQs, para me inteirar do assunto.
Também sou aberta à críticas e a explicações (eu mesma pergunto, muitas vezes...) daquilo que não conheço bem. Só o que exijo é, antes de mais nada, que ME RESPEITE!



Não gosto de HQs por um motivo primeiramente visual: acho muito poluídas e confusas.
Outro motivo são as tramas excessivamente mirabolantes.
Mais um outro motivo é a falta de coerência: personagem morre... mas ressuscita. O personagem não envelhece. Se a trama chega num ponto estagnado, fazemos um reboot. Enfim... os personagens não tem um final, tem milhares de versões pra sua vida, não morrem, não tem discípulos para assumirem seu lugar (de modo que o personagem possa viver e morrer).
Devido à necessidade COMERCIAL de sempre explorar o mesmo personagem / universo / marca, estes são prolongados artificialmente.

Um exemplo: Capitão América foi criado na época da guerra. Fazia todo sentido na época. Havia histórias dele nas HQs nos anos 60... só vinte anos depois, não era muito tempo.. ainda dava para manter sua história coerente com ele acordado.
Mas, para poder colocá-lo no filme dos Vingadores, sem envelhecer, ele teve que dormir 70 anos. E, claro, o soro aplicado nele permitiu não só que ele sobrevivesse como que não envelhecesse.

Por isso eu prefiro séries de livros (mesmo que alguns fãs insistam por continuações prolongadas, EU sou contra... acho que só estraga): mesmo quando mmmuuuuiiiitttooo longas (como Harry Potter) os personagens nascem, vivem, sofrem, envelhecem e morrem... seguindo o ciclo natural da vida. Sem pular décadas, sem ser "recomeçado" para ser atualizado a um mundo tecnologicamente mais avançado.

Eu AMEI a ideia da Marvel de trazer seus personagens para o cinema e principalmente a ideia de integrá-los em uma grande trama maior. Eu espero, sinceramente, que a Marvel mantenha essa linha coerente e que, diferente do Homem Aranha, quando acabar... é porque acabou mesmo e teremos boas e excelentes histórias para relembrar.

Por fim, deixo algumas imagens de um álbum super legal chamado "Comics to Movies", da página da Marvel Cinematic Universe no Facebook (clique para ampliar):







Um comentário:

André Brandalise disse...

Quando pensamos em termos de HQs, temos o problema de que eles não envelhecem e etc, isso é verdade, mas temos algumas obras maravilhosas que merecem respeito por saírem da imagem (muitas vezes poluída) e apresentarem um ótimo enredo.

Recomendo a leitura de Loki ( http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4269171?PAC_ID=18659 ), que mostra um personagem muito bem explorado. Nada de porrada gratuita e etc., apenas mostrando como Loki ficou do jeito que é. Muito bom.

Nem vou falar de Watchmen, Batman Cavaleiro das Trevas e tantos outros que são muito bons, mas eu recomendo mesmo ler Loki.

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!