domingo, 19 de maio de 2013

Não gostou, não diga nada? Oi?


Fenômeno bem típico da atualidade, embora não exista só nos dias de hoje.
É uma coisa que me incomoda desde sempre, mas às vezes surge com mais relevância.

As pessoas não sabem lidar com críticas, especialmente no Brasil. Isso é FATO!
Seja uma crítica a elas próprias, ao que elas fazem ou, muito pior, ao que elas gostam.
Não vou fingir que lido super bem com isso, mas estou sempre refletindo sobre meus defeitos afim de melhorá-los.

Não sei de onde surgiu essa louca filosofia de: "se não gostou não critique, não fale mal, não diga nada..." Oi?
Como é que alguém ou algo pode melhorar se acha que está sempre certo, bom, perfeito?

Só eu acho que isso é típico de uma sociedade formada por gente extremamente MIMADA que não aceita, em hipótese alguma, ter seu comportamento, feitos ou gostos contrariados???

Mimada sim, pois é fruto de um enorme EGO que só aceita elogios.

Mais comum ainda é esse fenômeno dentro dos fandons...
A pessoa assume uma crítica aos seus gostos como uma crítica (ou ofensa) pessoal. Ela não sabe separar a obra de adoração de si própria.
Fenômeno semelhante (e mais forte e perigoso) acontece com futebol, política e religião (por isso temos essa cuRtura de não discutir esses assuntos no Brasil). Experimente falar e, principalmente apontar os defeitos, do partido ou da religião da pessoa e espere por uma 3ª Guerra Mundial em pequena escala, ou também conhecida por "tempestade em copo d´água".

Agora, o que a maioria não enxerga é que, sem debate não há evolução (seja da sociedade ou do indivíduo). Não vou aqui falar de filosofia e teorias de retórica que eu não domino o assunto e assumo isso. Ter curiosidade é bem diferente de ser especialista.
Mas pegarei o exemplo de Galileu Galilei, que optou por dizer a verdade do que achava / acreditava, mesmo conhecendo (e enfrentando) as piores consequências!
E se os cientistas, todos da história, não tivessem tido a coragem de falar publicamente sobre seus trabalhos, teorias e conclusões, ainda estaríamos achando que a Terra é plana e todo o universo é que gira em torno dela.
Claro que estou falando de casos com embasamento científico.

NÃO ESTOU ME COMPARANDO À ELES, ESTOU FALANDO DA IMPORTÂNCIA DO DEBATE QUE SEMPRE COMEÇA QUANDO ALGUÉM DISCORDA PUBLICAMENTE E ENFRENTA UM TABU.

Eu já deixo bem claro na descrição desse blog que se não sabe lidar com opiniões adversas, se é um radical, chato, mala sem alça, sem noção e que leva tudo pro lado pessoal, é melhor nem começar a ler o que eu escrevo aqui!!!
Aparentemente o alerta não foi suficiente.
Também sempre deixo bem claro que sou aberta a discussões desde que com argumentos válidos e sem ofensas ou frases vazias.

Sou humana, passível não só de erro como de paixões e ódios. E é ÓBVIO que um post de desabafo é  guiado por um desses dois sentimentos.
Se fosse um post de 'resenha', sobre questões técnicas e sobre uma história completa... teria outro título, outro formato, outras considerações bem mais completas e obviamente, não começaria dizendo que NÃO li ou vi por inteiro.

Sim, sou ignorante por não conhecer a história completa, o que foi uma ESCOLHA de não perder tempo com algo que claramente me desagrada e se forçado a levar até o fim obviamente me deixaria injuriada e frustrada. Agora, me mostre pontualmente onde errei, ao invés de ficar repetindo a exaustão o mesmo "mimimi" de sempre.

Estupidez sem tamanho seria eu invadir a "casa virtual" alheia para encher o saco dos outros. Mas não, eu escrevi o que penso (sem nenhum embasamento, só sentimento, já que era um DESABAFO) no MEU espaço, na minha "casa virtual".
Se eu não fui torrar seu saco (com o perdão da expressão) na sua casa... por que você se acha no direito de invadir a minha? E por invadir considero realmente vir aqui só pra dar pití, SEM acrescentar em nada ou promover um verdadeiro DEBATE sobre o assunto. Chegou aqui apenas com o objetivo de difamar quem você sequer conhece...

Desculpe Anne Frank, mas dessa sua opinião eu discordo plenamente, pois contestar faz parte da essência humana e eu NÃO vou me submeter à frescurite alheia.

Tem muita, MAS MUITA gente por aí falando m3*d@ internet afora sobre Harry Potter, Star Wars, Senhor dos Anéis... sagas que eu amo muito!
Eu vou perder meu tempo indo atrás de cada um, perseguindo cada um??? Tenho mais o que fazer com meu precioso tempo... 

Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande.
Voltaire 
As paixões são os ventos que enfunam as velas dos barcos, elas fazem-nos naufragar, por vezes, mas sem elas, eles não poderiam singrar.
Voltaire 
Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.
Voltaire

6 comentários:

André Brandalise disse...

É a situação do politicamente correto, em que para não "ofender" a outra pessoa você deveria guardar a sua opinião para si. Concordo contigo e acho essa política um tremenda estupidez.

Anônimo disse...

Olá, Cris, tudo bem?
Posso dizer que conheço o motivo que embasou este seu post e que li praticamente tudo que pude sobre a polêmica antes de começar este comentário. Tenho o coração aberto, nenhuma intenção de ofender (pelo contrário) e espero que minhas palavras sejam entendidas assim. Entrei hoje mesmo, agora há pouquinho, no fórum sobre os livros sobre os quais você escreveu e que gerou uma série de comentários que - pelo o que entendi - foram bastante agressivos. Bom, também tenho um blog e ficaria bastante chocada, triste e provavelmente zangada se fizessem algo assim comigo. Então você entrou no fórum, que é livre, e participou da discussão de maneira, a meu ver, construtiva, expositiva, com direito a réplicas e tréplicas. Quanto a isso, meus parabéns. Quanto a este seu Pereus, novamente, meus parabéns. Continue escrevendo, sempre. E não tenha pudor em expor suas impressões. É mais raro do que comum, hoje, a nossa volta, gente com impressões a declarar do que vultos surdos, cegos, mudos, apenas a espera de alguém que levante uma primeira bandeira, para que concordem e afinal tenham um bando a seguir. Com certeza é mais fácil assim. Mas é pior. Para essa pessoas e para o mundo. Não é? Certa de que você concorda comigo. (cont.)

Anônimo disse...

(continuação)Bom. Pois é. Agora os "mas"... (deve ter percebido que também sou "desse tipinho", cheia de impressões sobre várias coisas, né? rsrs)Quero dizer logo que resolvi comentar aqui porque o tópico no fórum foi trancado e meu julgamento a respeito ainda não está muito concretizado, mas tenho uma tendência a achar que foi o mais certo. Acho que não se chegaria nunca a uma conclusão e o risco de futuras agressões naquele espaço era iminente. Creio que não foi um ato de censura, mas ainda precisaria pensar um pouco mais sobre o caso (sempre tenho dúvidas sobre este tema). Enfim, foi por não poder me dirigir a você lá, que não tive saída, senão escrever aqui. Sei que você ficou muito irritada com os comentários que fizeram no seu outro post e que depois chegou a apagá-lo, o que me deixou totalmente decepcionada, pois gostaria muito de lê-lo. Sabe, Cris, achei totalmente válida, justa e aceitável a sua inscrição no fórum e consequente participação naquela discussão, mas me desapontei, diante disso, diante dessa liberdade de navegação que a internet nos disponibiliza (e os limites que os donos de cada site têm à mão para moldar a seu gosto próprio) com a forma como você trata, lá e cá, a vinda dos clicadores do link colocado no fórum (que levava ao seu post deletado daqui) como "perseguição e invasão" versus a sua entrada no fórum com a repetida afirmação de que "só não esperavam que eu saberia de onde vocês estavam vindo e que eu poderia chegar aqui também", ou algo muito próximo. Eu me pergunto, colega blogueira, depois de defendê-lo com unhas e dentes, que ideia foi essa de deletar o post sobre Game of Thrones/ASOIAF? Você pode muito bem só deletar os comentários ofensivos/cretinos/burros! Ou optar por visualizá-los antes de postar, como sabemos. Pode até denunciar à polícia se sofrer alguma ameaça ou coisa assim, sabe, não sabe? E ainda pode optar por deixar tudo na rede e responder a cada um dos comentários, respeitosos ou não, com sua boa retórica. E aí o futuro leitor vai saber quem você é de verdade. Ou pelo menos quem, o quê ou como são as variáveis ligadas a sua escrita. Cris, no fundo, agora, o que eu gostaria mesmo é de compartilhar com você minha opinião sobre o tema do post apagado (e é EVIDENTE que eu não lhe ofenderia em momento algum, com palavra alguma, com nenhuma vírgula do que eu escrevesse - acho que você se surpreenderia com um comentário despadronizado, rss), mas percebi uma prioridade aqui. Tente fortemente não fazer aquilo de que reclama nos outros. Não se irrite, por favor. Apenas preste atenção. Não responda da mesma forma. Não tente mostrar que está à mesma altura. Não jogue. POR FAVOR, não comece competições. Isto é política no sentido pejorativo. Política "do tipo que não presta". E política, para quem gosta de fantasia... dá uma preguiça, não é, não?

Abraço forte,

Anna

Tina disse...

Olá Anna. Tudo bom. E vc?

A primeira coisa é que o post não foi apagado aqui. Digamos que está guardado e tive meus motivos para mantê-lo assim. Quanto ao seu conteúdo, pelo que me lembro ele foi replicado lá no fórum pelos usuários, de modo que vc já deve ter lido tudo lá. Não perdeu nada.

Quanto à minha postura em relação aos que clicaram no link e chegaram aqui e a "só não esperavam que eu saberia de onde vocês estavam vindo e que eu poderia chegar aqui também"... Bom, vc não teve que ler os comentários que eu tive que ler.

1º postaram como anônimos, o que deixa claro que REALMENTE não esperavam que eu encontrasse a origem do acesso.

2º Chegaram aqui cheios de marra e grosseria, usando as palavras do mais baixo calão, palavrões e todo tipo de coisa grotesca, ME OFENDENDO simplesmente porque eu disse que não gosto do livro que eles gostam.
O que raios os seus colegas de fórum acham que lhes dá o direito de ofender alguém da pior maneira possível simplesmente pq a pessoa tem um gosto / opinião diferente???
EU NÃO OFENDI ninguém no post.
Em nenhum momento eu xinguei os fãs de GoT/Gelo e Fogo.
Eu só disse que "não acho essa coca-cola toda". E essa atitude é tão estúpida, que ao invés de me fazer aprender a gostar, só me fizeram ficar com MAIS RAIVA da série.

A maioria dos meus amigos gostam, sabem que eu ODEIO e nunca rolou ofensas entre a gente por isso.
Se seus colegas tivessem chegado aqui com atitudes CIVILIZADAS eu não teria sentido necessidade de usar uma postura defensiva-agressiva.
Já disse neste post aqui e repito: venha conversar com ARGUMENTOS, corrija onde eu errei, CONVERSE sobre os pontos fortes da série e aí, quem sabe talvez, eu poderia ter até criado novas amizades com eles. Pois mesmo discordando sobre esta série, eu admiro a inteligência, o carisma e a educação... características que ninguém fez questão de demonstrar ao vir aqui comentar.
A atitude deles, pra mim, foi exatamente igual ao de torcidas organizadas de futebol e skinheads. Aliás, infelizmente, essa é o comportamento predominante na rede brasileira hoje em dia. Acho que pensam que estão sendo muito legais e muito "fodões".

Na verdade, tiveram a mesma atitude tosca digna de pena de "menininhas" fãs Crepúsculo que ficam xingando o Felipe Neto sem apresentar NENHUM argumento real para defender a série. Falam, xingam, falam, falam, falam, xingam, xingam, falam... e no fim, não falam NADA.

Vir aqui me xingar, me ofender e até mesmo me ameaçar tinha a claríssima intenção de me intimidar, escondidos por trás de uma suposta "anonimidade", assim como os vândalos em protestos que cobrem a cara achando que não serão reconhecidos.

Como eu disse antes, eu não deletei o post. Mas aconteceram fatos novos que me fizeram bloquear sua visualização.
Depois desse 1º problema com a galera do seu fórum (e não sei se vc reparou, mas o cara que criou o tópico lá criou aquela conta EXCLUSIVAMENTE para me difamar e incitar os outros usuários contra mim, já que ele só tem 2 posts nesse tpc e depois desapareceu) as coisas acalmaram novamente e eu fiquei aqui na minha.
Eis que mais de 1 mês depois veio uma nova avalanche de comentário ainda MAIS ofensivos. Eu já tinha bloqueado os comentários anônimos, mas isso não os inibiu.
Rastreando as visualizações, descobri que elas vinham de uma comunidade FECHADA, onde ao contrário do fórum, eu não poderia me cadastrar para replicar. Essa comunidade tinha mais de 10.000 membros. Naquele dia eu recebi mais de 400 visitas, todas no MESMO post. Embora eu pudesse ler, deletar, bloquear etc... os comentários, eu não podia saber o que estava sendo dito lá na comunidade FECHADA.

E as visitas também voltaram a ser constantes a partir do fórum, o que me fez desconfiar de que havia uma conexão entre a comunidade e algum usuário do fórum. Talvez até o mesmo que iniciou o tópico.
Considero esse tipo de atitude, NO MÍNIMO, muito covarde.
Daí, para interromper o assédio, eu bloqueei o post. O que, aliás, funcionou.

(cont.)

Tina disse...

Não sei sua idade, mas creio que a maioria das pessoas responsáveis pelos ataques que sofri sejam adolescentes. E a cada dia que passa tenho mais PENA e VERGONHA dessa geração tão desocupada, tão inculta, tão sem educação, tão sem civilidade. Pois eles preferem sair por aí descontando sua raiva sabe-Deus-do-quê atacando pessoas que NEM SEQUER CONHECEM a fazer algo realmente ÚTIL para suas próprias vidas!!!

E, sim, me irrita muito essa "obrigação" social de gostar de tudo que é moda. E dessa "proibição" social de discordar.
Ao contrário do que entenderam (já que quiseram entender como QUISERAM entender) eu tive sim conhecimento de causa até certo ponto.
EU VI a série e odiei.
EU TENTEI ler 2x, mas não gostei do estilo do autor e parei nas primeiras páginas. E juntando isso ao fato que não gostei da série, decidi não ler.

Outra coisa que me irritou foi distorcerem, lá no fórum, uma frase que eu disse.
Eu disse que foi a única série com dragões que não gostei, a não ser por Fairelight, que não li e nem pretendo ler. Bem, aí começaram a me xingar, ou pq entenderam que eu disse que não li e nem pretendia ler Gelo e Fogo ou pq entenderam que eu estava criticando Fairelight sem ler.
NEM UMA COISA, NEM OUTRA.
A questão é que como não li Fairelight, não posso dizer que me decepcionou nem que me agradou. Não posso afirmar. E por que não prentendo ler? Simples, porque o estilo não me interessa, MESMO sendo sobre dragões.

Quanto a ir a polícia... sim, eu tenho esse direito. Mas vc já necessitou ir por problemas ligados a internet? A polícia é completamente despreparada para o século XXI e consideram calúnias e ameaças feitas via internet como "bobagem".

Competições? Responder da mesma forma?
Por favor, me explique melhor seu ponto. Pois EU NÃO saí por ai perseguindo, importunando, ameaçando nem xingando ninguém. Ir ao fórum não é perseguir. Eu entrei em um espaço público para fazer valer meu direito de resposta e mesmo assim, em nenhum momento, ameacei ou ofendi com palavrões e baixo calão.
Perseguir é ficar todos os dias, insistentemente, importunando uma pessoa em seu espaço pessoal. Perseguir é ficar incitando as pessoas contra uma outra em grandes fóruns e comunidades, abertas ou fechadas, na intenção de criar uma "guerrinha", sabe-Deus-com-qual-intenção.
Eu não fiz isso com NENHUM dos usuários do fórum ou com quem comentou aqui.
Se essa galera tem muito tempo ocioso, eu não tenho... tenho mais o que fazer na vida REAL, como trabalhar, resolver problemas realmente sérios, pagar contas, estudar...

Tina disse...

A propósito, vc poderia ter me mandado uma MP lá no fórum mesmo pra conversar.

Por fim, deixo aqui o link de dois vídeos para reflexão das atitudes do povo na internet hoje em dia:

http://www.youtube.com/watch?v=S3wCpJpb_5s

http://www.youtube.com/watch?v=mj34dzavir4

Um Abraço,
Cris

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!