sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Valfenda em Requiem? (Episódio Final de Caverna do Dragão)

Uma das coisas que bombou o Facebook dos nerds essa semana foi a publicação de uma HQ brasileira feita a partir do roteiro original do criador da série animada Caverna do Dragão para o final (verdadeiro) da mesma! O roteiro nunca foi ao ar, de modo que, como todos sabem, ficamos em um limbo de décadas de especulações (a maioria absurdas!).

Esse roteiro já rodava por aí há muito tempo, mas eu nunca o tinha lido por ser em inglês.
Algumas pessoas reclamaram porque essa era uma publicação 'antiga' do site Jovem Nerd. Eu não vejo problema nenhum na HQ voltar a virar notícia. Acho que quanto mais divulgação, melhor!

Eu vi pelo NerdPai - que como sabem eu acompanho há um tempo - que por sua vez teve como fonte o FailWars. Pra mim foi ótimo, pois eu ainda não tinha visto.

Mas aí meu caro colega orc Snaga (do Covil do Orc) - e tinha que ser mesmo um orc pra reparar nisso - me alertou para o roubo descarado de uma ilustração de Ted Nasmith de Valfenda.
Ted é um dos famosos ilustradores da obra de Tolkien.
Eu conheço várias destas ilustrações, mas não lembrava de todas de cabeça, então o santo Google Imagens me salvou. Eu esperava algo muito parecido, mas não algo EXATAMENTE igual.

O que me resta é a pergunta: foi plágio ou homenagem ou referência?
Sim, a pergunta é válida a meu ver, porque até onde eu sei a obra de Tolkien foi a grande inspiração para a criação das histórias de D&D. Não sou nenhuma expert no assunto, mas sempre ouvi a respeito disso.

Bom, aí vai a ilustração original e a última página da HQ. Tirem suas próprias conclusões:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!