sexta-feira, 23 de maio de 2014

Contos de Fadas

Já faz tempo - bastante tempo - que eu queria começar aqui posts sobre Contos de Fadas. Pode até parecer modinha atual adaptá-los em novas versões em live action ou até em novos livros, mas isso não é tão recente assim.
Para Sempre Cinderela, por exemplo, é de 1998, ou seja, já tem 16 anos.
A série original de A Bela e a Fera é de 1987 a 1990.
E tem váááários outros exemplos, os quais pretendo comentar minuciosamente (pelo menos os mais relevantes).


Eu não fiz esse post antes porque queria terminar de assistir Once Upon a Time até o último capítulo da 3ª temporada. E hoje eu terminei.

Mas a ideia e a motivação para fazer essa série de posts foi quando começaram a surgir certas críticas na internet às Princesas Disney feitas, ferrenhamente, por supostas feministas. E eu, como boa fã da Disney, quis fazer um post dissertando a questão. Só que tanta bagagem foi sendo acrescentada, que logo vi que um post só não seria suficiente.

(da esquerda para a direita: as novatas Elsa e Anna, Giselle, Aurora, Tiana, Pocahontas, Branca de Neve, Jasmine, Rapunzel, Ariel, Mulan, Bela, Cinderela e Merida)

No próximo fim de semana estréia Malévola nos cinemas, que também estou louca para assistir. Mas como não pretendo começar por Aurora, eu não preciso esperar para ver o filme antes de começar.


Este é apenas um post de introdução. Cada post da série será sobre uma história / princesa e suas diversas versões. Provavelmente eu ainda farei também aquele post que idealizei inicialmente sobre a visão da Disney sobre as Princesas, que aliás, foi a forma como elas se popularizaram a partir da metade do século XX.

O primeiro post será sobre a 1ª personagem feita em animação de longa duração, provavelmente a mais querida da maioria das pessoas e a que eu menos gosto. Já adivinhou? Snow White = Branca de Neve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!