sábado, 3 de maio de 2014

O 1º Parágrafo

Há muito tempo - muito mesmo - tenho uma história em mente que não consigo botar no papel de jeito nenhum. Já vi em alguns sites com dicas de escrita criativa que os autores costumam gostar de tudo que escrevem. O que acontece comigo é o exato oposto: eu sempre acho que está ruim. Muito ruim! E por isso nunca consigo continuar e muito menos mostrar o que fiz para qualquer pessoa. Sempre acho que não é bom o suficiente. O máximo que já fiz, uns 10 anos atrás, foi publicar 4 fanfics de Harry Potter em um site já extinto. Sendo duas curtas de 1 capítulo apenas e 2 longas que nunca terminei. Nem preciso dizer que achei as quatro horrível (um dos motivos de não ter terminado), mesmo recebendo comentários positivos por e-mail na época.

Mas... eu ainda persisto em tentar colocar as ideias no papel. E um dos exercícios que faço às vezes é ler o 1º parágrafo de diversos livros, bons ou ruins, de diferente gêneros (embora a maioria sejam dos meus preferidos: fantasia, aventura e distopia) e até mesmo de livros que comprei mas nem pude ler ainda (é o caso de alguns que estão abaixo). Isso porque começar é uma das minhas principais dificuldades.

Hoje fui um desses que resolvi tentar de novo. E resolvi também compartilhar aqui no blog esse exercício. Então, por isso vou postar aqui o 1º parágrafo de vários livros que tenho. Não gosto de todos, mas não vou separar entre os que eu achei "bom" e os que eu achei "ruim" porque não quero nenhum fanboy vindo aqui criar confusão à toa.

Lá vamos nós:


Os Filhos de Húrin - J. R. R. Tolkien

"Hador Cabeça-Dourada foi um senhor dos edain  muito amado pelos eldar. Viveu, enquanto duraram seus dias, sob o domínio de Fingolfin, que lhe concedeu amplas terras naquela região de Hithlum que se chamava Dor-lómin. Sua filha Glóredhel casou-se com Haldir, filho de Halmir, senhor dos homens de Brethil; e no mesmo banquete seu filho Galdor, o Alto, casou-se com Hareth, filha de Halmir."


edain: humanos amigos dos elfos
eldar: elfos


O Hobbit -  J. R. R. Tolkien

"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."



O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel -  J. R. R. Tolkien

"Quando o Sr. Bilbo Bolseiro de Bolsão anunciou que em breve celebraria seu ozentésimo primeiro aniversário com uma festa de especial grandeza, houve muito comentário e agitação na Vila dos Hobbits."





A Última Guerreira - Steven Pressfield

"Quando eu era menina, tinha como ama-seca uma amazona domada. Claro, a palavra é inadequada, pois não há como domesticar uma mulher daquela raça, não mais do que uma águia ou uma loba. Selene, no entanto (esse era o seu nome, "Lua") tinha sido separada com nove anos de seu skyle - as palavras para "batalhão" e "família" são as mesmas na língua amazona - e enviada para viver em meio à sociedade civilizada, em Sinope, no Mar Negro, e assim se familiarizara com o modo de viver dos povoados. Não conseguiu, porém, suportar tal confinamento; aos doze anos, roubou um cavalo e armas, e fugiu de casa para as Terras Selvagens. Quando guerreira adulta, Selene lutou no Monte dos Espinheiros contra os troianos e os dardânios, na Calcedônia contra os citas ripeus e nos Hális contra os cinquenta filhos de Admeto. Sabia falar grego e servia como ajudante e como emissária, e também no comando da hippotoxotai, a lendária Unidade de Arqueiras Montadas. Ocupou o posto de capitã de ala na Grande Batalha de Atenas, na qual Teseu e seus aliados dos Doze Estados, após meses de luta, por fim derrotaram o exército das mulheres."

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias - Jules Verne

"Em 1872, a casa número 7 de Saville Row, Burlington Gardens - casa onde Sheridan morreu em 1814 -, era habitada por Phileas Fogg, esquire, membro dos mais singulares e dignos de reparo do Reform Club de Londres, apesar de sistematicamente, segundo parecia, evitar no seus actos tudo o que pudesse de algum modo despertar a atenção de seus compatriotas."


Viagem ao Centro da Terra - Jules Verne

"Domingo, 24 de Maio de 1863, voltou o Dr. Lindenbrock apressadamente para a sua casinha, sita na Königstrasse, nº 19.
A Königstrasse é uma das ruas mais antigas do bairro velho de Hamburgo.
Marta julgou que se enganara nas horas, porque mal começava ainda o jantar a ferver no fogão da cozinha."



O Vendedor de Armas - Hugh Laurie

"Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém.
Não interessa se é o direito ou o esquerdo. O ponto é que você precisa quebrá-lo, porque se não o fizer... bom, isso não importa também. Vamos dizer que coisas ruins vão acontecer se você não fizer isso."



A Bússola de Ouro -  Phillip Pullman

"Lyra e seu daemon atravessaram o Salão, já bastante escuro, tomando cuidado para seguirem junto à parede, fora da vista da Cozinha. As três mesas grandes ao longo do Salão já estavam arrumadas e os bancos compridos estavam afastados, esperando os comensais. No alto, ao longo das paredes, os retratos dos antigos Reitores estavam na penumbra. Lyra chegou ao tablado e voltou-se para olhar a porta aberta da Cozinha; não vendo ninguém, subiu para junto da mesa principal."

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith (J. K. Rowling)

"O rumor na rua parecia o zumbido das moscas. Fotógrafos se agrupavam em massa atrás de barreiras patrulhadas pela polícia, suas câmeras de focinhos longos aprumadas, o hálito elevando-se como vapor. A neve caía sem parar nos chapéus e nos ombros; dedos enluvados limpavam lentes. Ocasionalmente irrompiam surtos de cliques erráticos, conforme os espectadores preenchiam o tempo de espera batendo instantâneos da tenda de lona branca no meio da rua, da entrada do alto do edifício de tijolos aparentes atrás dela e da sacada no último andar de onde o corpo caíra."



Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

"O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, nº 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem."


Harry Potter e o Príncipe Mestiço - J. K. Rowling

"Era quase meia-noite e o Primeiro-Ministro estava sentado sozinho em seu gabinete, lendo um longo memorando que resvalava pelo seu cérebro sem deixar o menor registro. Aguardava um telefonema de um presidente de um país longínquo e, entre a preocupação se o infeliz iria telefonar e a tentativa de reprimir lembranças do que fora uma semana difícil, longa e cansativa, não sobrava muito espaço em sua mente. Quanto mais tentava focalizar as palavras na página diante dele, tanto mais claramente via o rosto triunfante de um dos seus adversários políticos. O homem aparecera no telejornal daquele dia não somente para enumerar os terríveis acontecimentos da semana anterior (como se alguém precisasse de lembretes) como também para explicar que a culpa de cada um deles e de todos, sem exceção, cabia ao governo."

Os Contos de Beedle, O Bardo: O Conto dos Três Irmãos - J. K. Rowling

"Era uma vez três irmãos que estavam viajando por uma estrada deserta e tortuosa ao anoitecer... Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio fundo demais para vadear e perigoso demais para atravessar a nado. Os irmãos, porém, eram versados em magia, então simplesmente as mãos e fizeram aparecer uma ponte sobre as água traiçoeiras. Já estavam na metade da travessia quando viram o caminho bloqueado por um vulto encapuzado."



Morte Súbita - J. K. Rowling

"Barry Fairbrother não estava com a mínima vontade de sair para jantar. Passou o fim de semana praticamente todo tendo que aguentar uma dor de cabeça latejante e lutando para redigir a matéria de capa do jornal local."




A Exceção - Christian Jungersen

"Quando Iben sai novamente naquela noite, ainda está chovendo. É tarde - já passa das dez. Ela não gosta de sair quando está escuro demais para ver quem passa por você ou atravessa a rua na sua direção. Intimamente, pragueja contra o plano elaborado por ela e Malene, que a mantém afastada de sua cama aconchegante e do livro de Hilberg."


O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

"Em meus anos mais jovens, e mais vulneráveis, meu pai me deu um conselho que nunca esqueci.
- Antes de criticar alguém - ele me disse -, lembre-se de que nem todos tiveram as oportunidades que você teve."



Jogos Vorazes - Suzanne Collins

"Quando acordo o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam à procura do calor de Prim, mas só encontram a cobertura áspera do colchão. Ela deve ter tido sonhos ruins e pulou para a cama de nossa mãe. É claro que foi isso. Hoje é o dia da colheita."




Um Dia - David Nicholls

"-Acho que o importante é fazer a diferença - disse ela. - Mudar alguma coisa, sabe?
- Você está falando de "mudar o mundo"?
- Não o mundo inteiro. Só um pouquinho ao nosso redor.
Os dois ficaram em silêncio por um tempo, os corpos entrelaçados na cama de solteiro, depois começaram a rir em voz baixa, na mesma altura do amanhecer."

As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago - C. S. Lewis

"O que aqui se conta aconteceu há muitos anos, quando vovô ainda era menino. É uma história da maior importância, pois explica como começaram as idas e vindas entre o nosso mundo e a terra  de Nárnia."





Anjos e Demônios - Dan Brown

"O físico Leonardo Vetra sentiu cheiro de carne queimada e sabia que era a sua. Levantou os olhos, aterrorizado, para a figura sombria que o dominava.
- O que você quer?
- La chiave - respondeu a voz rascante. - A senha.
- Mas eu não...
O intruso curvou-se de novo para a frente, pressionando com mais força o objeto em brasa no peito de Vetra. Ouviu-se um chiado de carne grelhando."

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

"É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.
Embora pouco conhecidos talvez sejam os sentimentos ou opiniões de tal homem quando ele adentra, pela primeira vez, em uma vizinhança. Essa verdade está tão fixada nas mentes das famílias ao seu redor que ele é considerado a propriedade de direito de alguém ou de uma de suas filhas."

A Casa das 7 Mulheres - Letícia Wierzchowski

"O ano de 1835 não prometia trazer em seu rastro luminoso de cometa todos os sortilégios, amores e desgraças que nos trouxe. Quando a décima segunda badalada do relógio da sala da nossa casa soou, cortando a noite fresca e estrelada como uma faca que penetra na carne tenra e macia de um animalzinho indefeso, nada no mundo pareceu se travestir de outra cor ou essência, nem os móveis da casa perderam seus contornos rígidos e pesados, nem meu pai soube dizer mais palavras do que as que sempre dizia, do seu lugar à cabeceira da mesa, olhando-nos a todos nós com seus negros olhos profundos que hoje já perderam há muito o seu viço, a sua luz e a sua existência de olhos de homem do pampa gaúcho que sabiam medir a sede da terra e a chuva escondida nas nuvens."

Feios - Scott Westerfeld

"O céu de início de verão tinha cor de vômito de gato.
Obviamente, Tally pensava, quando a dieta do seu gato se resume por um bom tempo a ração sabor salmão. Movendo-se rapidamente, as nuvens até lembravam peixes, desfeitas em escamas pelos ventos das altitudes elevadas. À medida que a claridade se ia, lacunas azuis da cor do mar apareciam, como um oceano de cabeça para baixo, frio e infinito."



Leviatã -  Scott Westerfeld

"Os cavalos austríacos reluziam ao luar, os cavaleiros eretos e de espada em riste nas selas. Atrás deles vinham duas fileiras de máquinas andadoras movidas a diesel, prontas para atirar, com os canhões apontados acima das cabeças da cavalaria. A superfície de metal de um zepelim brilhava enquanto  ele fazia a varredura da terra de ninguém que era o centro do campo de batalha."

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

"Eram cinco horas de uma manhã de inverno na Síria. Ao longo da plataforma Aleppo, o trem pomposamente anunciado nos guias turísticos como o Taurus Express: carro-restaurante, carro-dormitório, dois vagões com poltronas para os passageiros."



Perdida na Neve - Holly Webb

"A Fazenda Ponte Rosa era um lugar lindo, que se tornava ainda mais belo no outono. As folhas do grande carvalho no canto do terreno ficavam douradas e, de vez em quando, uma delas desprendia-se do galho, dançava no ar e caía no chão, assustando as galinhas. A antiga fazenda era um lugar adorável e a família Oliveira cuidava de fazendas há anos. Na fazenda havia estábulos, um grande celeiro e uma linda casa, que parecia confortável e convidativa sob o brilho do sol de outono."

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

"Alice estava começando a se cansar de ficar sentada ao lado da irmã à beira do lago, sem ter nada para fazer: uma ou duas vezes ela tinha espiado no livro que a irmã estava lendo, mas o livro não tinha desenhos, nem diálogos. 'E de que serve um livro', pensou Alice, 'sem desenhos ou diálogos?'"




Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma - Terry Brooks

"Tatooine.
Os sóis ardiam em um céu azul sem nuvens, banhando as vastas ruínas desertas do planeta com uma brilhante luz branca. O clarão resultante atingia a superfície plana e arenosa com um calor extremo que preenchia os espaços entre os enormes penhascos e solitárias montanhas que eram características peculiares do planeta. Bem destacados, os monolitos se erguiam como sentinelas mantendo guarda na névoa úmida."

Star Wars - Episódio VI: O Retorno de Jedi - James Khan

"Nas profundezas mesmas do espaço. Havia comprimento, largura e altura; e depois essas dimensões se curvaram sobre si mesmas, em retorcida escuridão, mensurável apenas pelas estrelas reluzentes que se precipitavam pelo abismo abaixo, recuando para o infinito. Para as profundezas mesmas."




Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas - Raphael Dracon

"Grandes poetas costumam chamar os países ou regiões de plaga.
Por esse ponto de vista, podemos afirmar que Nova Ether é um mundo formado exatamente por plagas etéreas. E digo isso porque nesse típico mundo você não vai encontrar as coisas da maneira tão palpável quanto costuma. Tudo em Nova Ether parece concreto e maciço e pode ser tocado e sentido, mas pode ser modificado e incorporar o incrível a qualquer momento."


O Inverno das Fadas - Carolina Munhóz

"Ele deu um tiro na cabeça.
Depressão? Falta de amor próprio? De amor pelos outros? Quem sabe!
A única certeza era que das orelhas escondidas no cabelo loiro ensebado escorria uma grande quantidade de sangue vermelho vivo, e a espingarda tão bem cuidada, que a esposa jurava nunca ter visto, estava apontada em direção à cabeça do antigo gênio revoltado."


Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Rick Riordan

"Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.
Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou sei pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal."



Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido - Rick Riordan

"Mesmo antes de ser eletrocutado, Jason estava tendo um dia péssimo.
Ele acordou no banco de trás de um ônibus escolar, sem saber muito bem onde estava, de mãos dadas com uma menina que não conhecia. Essa não era necessariamente a parte péssima. A menina era bonita, mas Jason não sabia quem ela era nem o que ele estava fazendo ali. Ele se levantou e esfregou os olhos, tentando pensar."



O Mestre de Quéops - Albert Salvadó

"A grande caravana deteve-se ao pé do Monte Sinai, perto das minas de turquesa. O oficial no comando estudou cuidadosamente o terreno. A planície era ampla, ladeada por duas pequenas colinas, e às suas costas erguia-se um muro de pedra. Era um bom local e não seria difícil estabelecer postos de vigilância e defesa. Uma vez tomada a decisão, ordenou que instalassem o acampamento, porque os viajantes chegaram cansados e sujos, cobertos pela areia do deserto e ansiosos por saciar seu desejo de beber, comer e dormir."


Eragon - Christopher Paolini

"O vento uivava na noite, carregando um aroma que mudaria o mundo. Um Espectro alto ergueu a cabeça e cheirou o ar. Ele parecia humano, exceto pelo cabelo carmesim e olhos castanho-avermelhados."






Um comentário:

Wagner disse...

Só sei quebrar o braço de alguém em teoria. Assim como fazer fogueira sem palitos de fósforo, prestar primeiros socorros, me autodefender... Eu não serviria como persongem de ficção, nem mesmo para o primeiro parágrafo

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!