domingo, 1 de junho de 2014

Comic Con no Brasil: CCXP x BRCC

Se você não entendeu as siglas no título, vamos com calma que vou te explicar tim tim por tim tim.
Primeiro, você pode ver uma breve história das Comic Cons (e das convenções em geral) neste link do Facebook.

Se você for nerd, certamente já ouviu falar uma vez na vida no evento chamado Comic-Con. Para quem não souber do que se trata, é um grande evento que acontece todo ano nos EUA. Na verdade, existem várias Comic-Cons nos EUA, porém a grande, enorme, gigantesca, que causa frissom e que todo mundo já ouviu falar é a chamada San Diego Comic-Con, também conhecida pela sigla SDCC.

Ela começou pequena (como toda convenção) em 1970, mas nos últimos anos tem se tornado uma atração no mundo todo (para os nerds, claro) porque é a maior convenção do gênero e traz, todo ano, grandes nomes artísticos e grandes empresas, tanto dos quadrinhos e games, quanto de Hollywood (o que acaba se tornando, muitas vezes, a atração principal). Nesta convenção existem os painéis. E nestes aparecem os astros dos principais filmes e séries da temporada e muito material inédito, e até exclusivo, é apresentado ao público e novos projetos são anunciados. E, claro, a nerdaiada vai à loucura.
Acredite se quiser, você pode estar passeando pela convenção e dar de cara com Stan Lee na escada rolante, ou pedir ao Kevin Smith pra te ajudar a pedir a namorada em casamento durante a palestra dele.
Então, é fácil imaginar porque é o sonho de todo nerd que se preza ir neste evento uma vez na vida.

Nos EUA também existem outras Comic Cons menores que ocorrem em outras cidades, pois os EUA são enorme, assim como o Brasil, e nem todo mundo pode atravessar o país pra ir em um evento. Só que, é muuuuito importante dizer, a organização delas são independentes umas das outras e independentes da SDCC (tanto que os logos são completamente diferentes uns dos outros).

Tá... e daí?
E daí que esse ano teremos Comic Con no Brasil e assim que eu soube em Janeiro, através do Omelete, eu publiquei isso aqui no Pereus, mega entusiasmada!
Só que depois do anúncio muita polêmica em torno do assunto surgiu por causa de um outro evento também chamado Comic Con e também aqui no Brasil. E, sim, ambos em São Paulo.
E é essa bagunça que eu vou tentar te ajudar a esclarecer a partir de tudo que eu pude apurar sobre as duas convenções, as duas Comic Cons tupiniquins e paulistanas (CCXP e BRCC) que teremos em 2014.
Espero poder ajudar especialmente aqueles que tiverem dúvida sobre qual é melhor ir, mas já aviso que, SIM, minha tendência está com a CCXP e vou explicar mais à frente o porquê.
Também já deixo avisado pra quem não souber: os ingressos da CCXP começam a ser vendidos na 2ª feira (02/06) ao meio-dia e não sei se a venda será tão acirrada como vimos a venda da SDCC em The Big Bang Theory (ep 7x14), mas eu não vou arriscar a esperar pra comprar, já que 'tudo pode acontecer...'


Continue lendo para saber os detalhes e prós e contras de cada versão do evento que acontecerá em São Paulo, sendo uma em Novembro e outra em Dezembro.
Como eu disse, a notícia que chegou pra mim primeiro foi a do Omelete, ou seja, a CCXP: Comic Con Experience.

Depois eu fiquei sabendo da existência do outro evento, chamado de Brasil Comic Con (sigla: BRCC).

A polêmica toda começou (pelo que eu acompanhei) quando o Omelete anunciou a CCXP sem esclarecer explicitamente que a não havia nenhum tipo de envolvimento com a organização da SDCC (o que, automaticamente, induziu muita gente à conclusões errôneas). Ou seja, que a Comic Con Experience apesar de ser nos mesmos moldes da San Diego Comic-Con seria completamente independente do evento original (como tantas outras nos EUA e no mundo).

No dia 27 de Janeiro uma pessoa perguntou sobre isso no Twitter da CCXP e a resposta você vê abaixo. Só que poucas pessoas viram esse tweet, aparentemente (clique na imagem para ir ao link do Twitter, onde você também verá o esclarecimento do uso do nome com e sem hífen).


No dia 5 de Fevereiro uma pessoa postou no Facebook - com certo tom de revolta, se sentindo enganada - um print de um e-mail de resposta da SDCC dizendo que não estava envolvida na organização CCXP (clique na imagem para ir ao link da postagem no Facebook).




Maaasss... surgiu mais um print de mais uma resposta que o Marcelo Forlani já tinha dado em seu Facebook sobre o assunto, também no dia 27 de Janeiro:


Parte dessa confusão foi causada pela reportagem (sem surpresa) da Veja de 25 de Janeiro. Repare que na introdução mal feita da reportagem foram cometidos 2 erros: afirma que todas as Comic Cons estão relacionadas com a SDCC e usa o termo "Comic-Con Brasil" (com hífen, que só é usado na SDCC), nome completamente errado. Já que o nome do evento do Omelete é Comic Con Experience.

Menos sensacionalista e mais focada, a Galileu postou uma reportagem e uma entrevista com o presidente do evento - Pierre Mantovani - em 30 de Janeiro: 5 Coisas que você precisa saber sobre a versão brasileira da Comic-Con.

Com isto esclarecido (SDCC e CCXP tem organizações diferentes e, embora semelhantes, terão características diferentes também), surgiu uma nova polêmica: a CCXP não seria, de fato, a primeira vez que um evento chamado "Comic Con" seria realizado no Brasil.

Eu fiquei, espantada, sabendo disso através deste (triste) post do Judão de 18 de Fevereiro.
Fiquei espantada porque nunca tinha chegado aos meus ouvidos a existência de um evento chamado Comic Con por aqui.
Triste, porque o texto deu a entender - até no próprio título - que a coisa tava descambando para uma DISPUTA proposital por ego, hype e ganância.

Primeiro a empresa organizadora da NYCC (sim, a de New York) e que também organiza outros eventos por aqui, como a Bienal do Livro, resolveu acordar e registrar as marcas São Paulo Comic Con e SP Comic Con.

Depois a Yamato - que faz grandes eventos otakus como AnimeFriends - resolveu fazer uma também. E vão me dizer: "mas peraí... a Yamato já fez uma Comic Con antes!"
Sim, mas era um evento paralelo à AnimeFriends e que eu pelo menos não vi grande divulgação / movimentação. Agora será um evento próprio, separado de outros. Ou seja, a suposta 'ComicCon' anterior da Yamato não foi, assim, um evento graaaande.

O que mais me irritou - e à algumas pessoas que conheço também - foi esse trecho do post do Judão:
"O planejamento da Yamato é colocar a BCC em novembro, um mês antes da CCXP. Eles, inclusive, já estão contatando editoras e convidados em potencial. A intenção é clara: tirar a atenção quase que exclusiva (no momento) da Comic Con Experience e fazer com que os fãs gastem seu suado dinheiro um mês antes. Tática de guerrilha não só pra atacar o concorrente, mas também para reforçar no mercado o evento que começou um ano antes."
E ainda um outro trecho logo abaixo deu a entender, ao menos pra mim, que essa BRCC será apenas uma versão não-otaku ou mais abrangente da AnimeFriends:
Procurados, os organizadores confirmaram a mudança de datas, mas não os convidados. “Essa era a ideia desde o início, fazer um evento com a importância do Anime Friends, só que ainda mais focado para a cultura nerd/geek ocidental”, explica Leandro Cruz, coordenador geral da Brasil Comic Con.  
Na minha opinião, totalmente pessoal, não basta colocar o nome 'Comic Con' mais alguma palavra qualquer antes ou depois e sair cantando vitória que fez o evento primeiro.
A Comic Con tem um formato específico e bem direcionado. E é esta experiência que a CCXP pretende nos trazer e não apenas 'um evento chamado Comic Con'.


DIFERENÇAS ENTRE BRCC e CCXP

A grande diferença que vi entre as 2 convenções até agora é com relação aos convidados e atrações. Esse é o principal diferencial, o que faz cada uma valer mais a pena do que a outra e, certamente, é fator decisório para todo mundo. E, pra mim, foi bem fácil decidir pela descomunal diferença (me refiro à cinema e TV, que é o que me interessa pessoalmente) entre os convidados já anunciados em cada uma e as atrações diversas (importante frisar que nenhuma das duas está com a lista finalizada ainda. E essa lista e a programação só deve ser completada nas semanas que antecedem cada evento).

BRCC - Brasil Comic Con
Convidados

Quadrinhos:

- Mike Deodato Jr.
- Will Conrad
- Ed Benes
- Michael Golden
- Arthur Suydam
- James O'Barr
- Rodney Ramos
- Renee Witterstaetter
- Luke Ross
- Flávio Luiz
- Frank Martin Jr.
- Raphael Fernandes
- Deodato Borges

Beco dos Artistas:

- Arthur Suydam
- Michael Golden
- Rodney Ramos
- Renee Witterstaetter
- James O'Barr
- Mike Deodato Jr.
- Will Conrad
- Ed Benes
- Flávio Luiz
- Frank Martin Jr.
- Emílio Baraçal
- Alexandre Dias
- Carlos Eduardo Corrales
- Fabiano Neves
- Adriano Batista
- Hélio Oliveira
- Geanes Holanda
- Denis DYM Freitas
- Carlos Eduardo Ferreira
- Salvatore Aiala
- Thiago Ribeiro

Cinema e TV:

- Cassandra Peterson (Elvira, A Rainha das Trevas)
- Paul Zaloom (Beakman, O Mundo de Beakman)
- Takumi Tsutsui (Ator, Jiraiya – O Incrível Ninja)

Atrações

- Beco dos Artistas
- Concurso de Cosplay (provavelmente)

Parceiros

- Supernova Produções
- Editora Sampa
- Revistaria Hijikuro
- New Pop Editora
- Vomit3D - Loja Virtual
- Fox
- 89 - A Radio Rock


CCXP - Comic Con Experience
Convidados

Quadrinhos:

- Danilo Beyruth
- Fábio Moon e Gabriel Bá
- Greg Tocchini
- Gustavo Duarte
- Ivan Reis
- João Montanaro
- Klaus Janson
- Lu Cafaggi
- Oliver Coipel
- Rafael Albuquerque
- Rafael Grampá
- Scott Snyder
- Sean Gordon Murphy
- Vitor Cafaggi

Artists’ Alley:

- Adriana Yumi
- Alcimar Frazão
- André Farias
- Andre Freitas
- Brum
- Bruno Mutt
- Cadu Simões
- Caio Yo
- Camila Torrano
- Camilo Solano
- Carlos Estefan
- Cris Peter
- Dalts
- Eduardo Pansica
- Emílio Baraçal
- Estevão Ribeiro
- Fabio Coala
- Fábio Moon e Gabriel Bá
- Felipe Cagno
- Felipe Cunha
- Felipe Sobreiro
- Flávio Luiz
- Gilmar Machado
- Greg Tocchini
- Gustavo Duarte
- Hector Lima
- Ig Guara
- Lipe Diaz
- Luciano Salles
- Luci Fidelis
- Marcelo Braga
- Marcio Takara
- Matheus Sant'Anna
- Mauro Souza
- Milena Azevedo
- Murilo Martins
- Nato Magalhães
- Otoniel Oliveira
- Paulo Cesar Santos
- Paulo Crumbim e Cristina Eiko
- Paulo Teles Yonami
- Rafael Albuquerque
- Rafael Oliveira
- Rodney Buchemi
- Roger Cruz
- Ronilson Freire
- Sam Hart
- Sean Murphy
- Vencys Lao
- Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
- Viviane Matsukuma e Luisa Enomoto
- Wellington Diaz
- Will

Cinema e TV:

- Joe Maddalena (Profiles in History - veja ele na SDCC 2012)
- Kirk Hammett (guitarrista do Mettalica e afcicionado pelo gênero de horror, autor do livro "Too Much Horror Business: The Kirk Hammett Collection")
- Sean Astin (ator do filme 'Goonies' e do personagem Samwise Gamgee em 'O Senhor dos Anéis')

Atrações

- Artists Alley (Beco de Artistas)
- Tamashii Nations
- Stores' Alleys (espaço para Pequenas Empresas)
- C3PO - Costume and Play Order: concursos de cosplay.
- Arena E-Sports
- Lançamento da graphic novel 'Astronauta Magnetar II' (Maurício de Sousa Produções)

Expositores

- Disney
- Limited Edition Collectible Toys
- Jovanelli Modelismo
- Fantoy Colecionáveis
- Iron Studios
- Pizii Toys
- Bandai
- Hot Toys
- Kotobukiya
- Loja Mundo Geek
- Sideshow Collectibles
- Play Arts
- Tamashii
- Furia Nerd
- ComicCon Costume & Play Order
- Casa do Herói - Brinquedos Colecionáveis
- Profiles in History
- JBC Editora

Eu não posso mesmo comentar sobre os convidados de quadrinhos, porque realmente não entendo do assunto. Mas os convidados de Cinema e TV estão simplesmente incomparáveis!

Além de todos esses JÁ anunciados (ambas as convenções ainda tem cartas nas mangas), segundo este post do Judão podemos esperar na CCXP algo muito importante da Disney relacionado ao MCU (Marvel) ou à Star Wars (cujo filme novo, Ep. VII está em produção). Maaasss... segundo um colega meu - que também tem suas fontes - é bom não contar muito com isso.
Sinceramente, não confio plenamente nem em uma parte, nem em outra. Eu sou como São Tomé mesmo e prefiro esperar as confirmações oficiais.


INFORMAÇÕES SOBRE AS COMIC CONS

Então, o que você precisa saber sobre cada evento:

BRCC - Brasil Comic Con

Data: 15 e 16 de Novembro de 2014 - 2 dias, sábado e domingo
Local: Centro de Eventos Pro Magno - Av. Professora Ida Kolb, 513 - São Paulo
Valor dos Ingressos: Meia-Entrada R$ 57,50 + 1kg de Alimento (pra quem não tem carteirinha) cada dia.
Compra de Ingresso: Ingresse
Site Oficial: http://brasilcomiccon.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/BrasilComicCon/
Realização: Yamato
Assessoria de Imprensa: Rosa Arrais Comunicação

CCXP - Comic Con Experience

Data: 04 a 07 de Dezembro de 2014 - 4 dias, 5ª feira a domingo
Local: Imigrantes Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Valores dos Ingressos:

- Passe de 1 dia: R$ 69,99 + 1 livro em bom estado (Meia-entrada)
- Passe de 4 dias: R$ 199,99 + 1 livro em bom estado (Meia-entrada)
- Sean Astin Fan Experience: R$ 499,99 + doação de 1 livro (meia-entrada)
- Kirk Hammett Fan Experience: R$ 699,99 + doação de 1 livro


Compra de Ingresso: começa amanhã, 02/06 ao meio-dia (2ª feira)
Site Oficial: http://ccxp.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/comicconexperience
Realização: Omelete e ChiaroScuro Studios
Produção: Spoladore Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!