segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sobre Séries [Cinema e Livros]

Olá... fui comentar agora o texto do Fabio Barreto, Trilogia ou Cinesséries?, em seu blog o SOS Hollywood, e acabou ficando longo demais [eu e minha boca grande e meus dedos longos].

Então achei que valeria a pena postar o comentário aqui como um post [até porque estou sem tempo para postar ultimamente]. Então, leia o Trilogia ou Cinesséries?, de Fábio Barreto e Otávio Almeida - do blog Hollywoodiano - e depois continue a ler esse post, ok?!

Nem tem muito o que debater, vocês disseram tudo...

Mesmo para os fãs mais ardorosos do gênero, a falta de criatividade de Hollywood está cansando... e vou mais além... não só de Hollywood, mas também do universo literário.
Se estabeleceu um padrão: Fantasia & Ficção dá dinheiro, vamos explorar até a última gota!
Vide "Eragon" e "Crepúsculo", que não são nenhuma obra prima, mas vendem como água entre a garotada. E mal começaram a vender nas prateleiras, Hollywood já comprou a idéia. Para os adolescentes pode ser uma festa e tanto... mas para cinéfilos e leitores mais maduros que já aturam isso há uns 10 anos [quando os tais adolescentes só tinham entre 2 e 7 anos], a crise de criatividade se torna gritante! Até os eventos andam repetitivos, exceto pelo fato que há cada vez mais adolescentes e desconhecidos [para aqueles que frequentaram desde o início].

Algumas das adaptações, releituras e etc. citadas foram bem sucedidas, como "Batman" e "Star Trek". Atraiu um público novo, que talvez antes não gostasse dos mesmos [EU!] e ao mesmo tempo fez os fãs antigos se agitarem de novo.
Porém outros já não foram tão felizes... e, na verdade, eu chamaria de desperdício mesmo. E temos também as continuações de filmes que foram bem sucedidos. Por mim "A Múmia" podia, e devia, ter parado no 2º... pois o 3º foi fraco e sem graça. Extremamente decepcionante! "Piratas" também devia parar por aí... Vai começar a ficar forçado. Aliás, o 2º já foi forçado, o 3º foi o que salvou a "cinessérie".

O que me assusta, como público, não é o excesso de produções do gênero F&FC, mas a quase inexistência de roteiros originais. Praticamente tudo que se vê pode ser encontrado numa livraria, numa banca de jornal ou em uma lan house. Mais da metade do público já sabe o que vai acontecer. A expectativa recai exclusivamente sobre o ponto de vista do diretor para contar aquela história e onde eles vão errar [partes importantes subitamente limadas, deixando a metade leiga da platéia "boiando"].

E é por tudo isso que tenho muito medo de "O Hobbit" que está por vir...
Aliás, nem mesmo Tolkien escapa... Embora SdA seja uma trilogia fechada, também é recheado de "spinoff" [maneira de dizer]: O Hobbit, Silmarillion, Contos Inacabados, Cartas, etc... Não que tenha sido a intenção do Professor... Mas mostra que, afinal, nenhuma trilogia é completa e perfeita! rs.

Xi, falei demais pra variar...

Um Abraço,
Cris
_______________________

E só 2 adendos sobre o que esqueci de incluir nesse comentário:

1º Embora George Lucas, fazendo "Star Wars", renascer das cinzas tenha reavivado esse mercado de FC & F e suas adaptações e continuações descontroladas... Os novos filmes também formam uma trilogia, aliás não à toa é chamada de "Nova Trilogia".
Mas sim, ele é culpado, de qualquer forma, pela existência do Universo Expandido que nada mais é do que o caminho contrário do que Hollywood faz agora: a história do cinema foi adaptada para HQs, Games, RPG, Livros [novelizações] e etc...

2º Eu acho que "Harry Potter" não se encaixa na mesma categoria de continuações feitas à toa. Primeiro porque os 7 livros contam uma história só, apesar de haver "Quadribol Através dos Tempos", "Animais Fantásticos e Onde Habitam" e "Contos de Beddle, o Bardo", que poderiam ser chamados de spinoffs... Mas os filmes só tratam os 7 livros. É interessantes fazer um 8º filme porque será o 7º dividido em dois, para contar da melhor forma possível [ou assim esperamos] o final da saga [que convenhamos, não foi lá essas coisas...].
Particularmente, acho que desde o 4º já poderiam ter feito isso, por serem livros bem mais longos e difíceis de adaptar que seus anteriores.

Agora sim, acho que acabei.
Ufa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!