terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman - 1ª Temporada (HBO Max)

09 de Novembro de 2021

Quando eu era criança (anos 1990) essa série passava nas tardes de domingo na Rede Globo... ou pelo menos é assim que me lembro dela. E eu ADORAVA! É preciso ressaltar que naquela época só havia uma versão em live action colorida (vamos desconsiderar as versões em branco e preto que eu nunca vi e que são tão antigas que devem ser até difíceis de encontrar) do maior super-herói de todos os tempos. E essa versão eram os clássicos filmes do Superman interpretado por Christopher Reeve no final da década de 1970 e início da década de 1980. Sendo que, dos 4 filmes, só os 2 primeiros se salvam e, mesmo assim, são extremamente datados. Não me entenda mal... eu amo Christopher Reeve (que foi a minha primeira referência do Superman) e a trilha sonora clássica de John Williams... mas todo o resto naqueles filmes é difícil de engolir assistindo hoje em dia!

Então, a Warner Bros resolveu na década de 90 fazer uma nova versão em live action para a televisão.

Eu me lembrava pouca coisa dessa série porque era muito pequena na época, mas mesmo assim ela permaneceu como um forte valor sentimental para mim. Mesmo sendo uma lembrança muito superficial, o que ficou mais forte na minha mente era o quanto eu gostava da Lois Lane interpretada pela Teri Hatcher.

Fazia um tempo que eu procurava os DVDs dessa série. Até encontrei, mas eles não foram lançados no Brasil, portanto só havia a opção em inglês: sem dublagem e sem legenda. E quando eu era criança via tudo dublado nos canais abertos, de modo que a dublagem brasileira faz parte dessa memória afeita!

Assim que a HBO Max iniciou seu serviço no Brasil, com uma promoção muuuito vantajosa, eu assinei (sim, me rendi ao serviço de streaming!). E, como era de se esperar, a Warner está colocando lá aos poucos todo o seu catálogo DC. Claro que não perdi a oportunidade de rever a minha tão querida série, algo que eu ansiava a tempos! Eu queria MUITO reassistir para lembrar dos detalhes que explicam porque ela me encantou tanto!!! (Enquanto que, em contrapartida, Smallville nos anos 2000 só me causou repulsa e ainda causa até hoje).

Terminei esses dias a 1ª Temporada. Então, aqui está um post sobre as minhas impressões do início da série, agora que já sou 'velha', rs.

Essa série tem algumas mudanças em relação à história clássica do Superman. A maioria são mudanças pequenas, que não afetam em nada a essência do personagem e do que se espera tipicamente em suas histórias. Um exemplo: tanto Lois Lane quando Clark Kent / Superman tem olhos castanhos ao invés de azuis e o Clark não é muito alto. Mas uma das mudanças que mais me agrada (e era uma das poucas coisas que eu lembrava por causa das cenas de conversas ao telefone) é uma bem grande: nesta versão Jonathan Kent está vivo! O que é interessante que não faça muita diferença na personalidade do Clark... se o compararmos a Bruce Wayne, por exemplo: um cenário em que Tomas Wayne não tivesse morrido mudaria absolutamente tudo! Mas para Clark, o fato de NÃO ter passado pela perda trágica do pai não influencia em nada sua índole. Ela só é menos traumatizado.

Devido aos recursos parcos da época, essa série realmente acaba sendo muito mais sobre a relação de Lois & Clark e a rotina de trabalho do Planeta Diário. Claro que Superman tem uma participação mais do que significativa na série, mas o foco é mais nos conflitos do Clark tendo que administrar uma vida dupla, do que no heroísmo do Superman. Algumas cenas de salvamento, inclusive, não mostram o Superman realizando o ato: só mostram uma pessoa em perigo e depois o resultado da interferência do Super-herói, sem a ação em si. E, nas poucas cenas, em que foi necessário usar efeitos para mostrar os superpoderes dele e resultado é de doer os olhos, rs. Sério, quem reclama dos efeitos do Arrowverse, não sabe o que é efeito ruim e baixo orçamento em uma série!!!

Como foca MUITO na relação do casal, a série acaba inevitavelmente tendo um pouco de comédia romântica. Aliás, no geral, é uma série muito bem-humorada e leve. Não que nunca haja drama (afinal, há muitos conflitos como se espera em uma história de herói) e nem que seja recheada de "piadinhas" forçadas como os atuais filmes da Marvel... mas a série é apenas LEVE. Tem um ar descontraído sem exageros e sem precisar forçar nada, que nos deixa relaxados e confortáveis ao assistir. (desmistificando um pouco essa ideia de produções "sombrias" que a galera faz da DC hoje em dia).

Revendo esta primeira temporada, mais de 25 anos depois, fiquei até bem surpresa com o quanto a personalidade da Lois Lane me influenciou! Ela foi, provavelmente, a primeira ou uma das primeiras referências de personagem forte feminina em live action que eu tive. Teri interpretou uma Lois que era destemida e divertida ao mesmo tempo. Nunca dava o braço a torcer quando errava, quando estava sendo tola, quando ficava sentimental... Admitia seus sentimentos e erros para si mesma, mas jamais para os outros. E não tinha o menor medo de se meter em encrencas. E, claro, sempre mantendo aquela confiança inabalável de que Superman apareceria no último segundo para salvá-la quando não era capaz de se salvar sozinha. Porém, no que se referia a pessoas próximas era totalmente cega. Chegou a ME IRRITAR a quantidade de situações em que Clark deixou escapar pistas da sua verdadeira identidade e Lois, uma premiada repórter investigativa, não conseguia somar 2 + 2. Também foi totalmente cega em relação ao Luthor (calma, já chego nele!). Mas... como diria o Nyous: "ah, roteiro..."
A Lois Lane da Teri Hatcher é, de longe, a minha versão favorita da personagem. Já era antes e agora, certamente, posso confirmar que continuará sendo!

Dean Cain faz um Clark Kent / Superman muito carismático e agradável. Mas o que eu mais gostei é de ele não ser tão "perfeitinho" quanto como é geralmente retratado. Esta versão do Clark tem uma pitada de malícia bem divertida e saudável. 

Eu não me lembrava nem um pouco de como Lex Luthor havia sido retratado aqui. E gostei bastante. Esse é um Lex excêntrico, sim, como não poderia deixar de ser... mas, diferente de TODAS as outras versões, ele não passa por ridículo. Muito pelo contrário, é um homem bastante elegante e que tem plena consciência de sua posição. Em outras palavras: é o típico CEO! Gostei muito desse Lex mais controlado e que sabe se portar perante a sociedade, de tal forma a enganar a todos... porque aqui, na 1ª temporada, ele ainda é conhecido pela sociedade de Metrópoles e do mundo "apenas" como um grande empresário, o 3º homem mais rico do mundo! (Isso te lembra talvez nomes como: Bezos, Musk, Zuckerberg, Gates, Jobs? É, é por aí... nessa vibe mesmo...). Ele se tornou minha versão favorita do Luthor. Na minha opinião é como ele devia ser retratado sempre!

É interessante que nos primeiros capítulos Lois está tentando conseguir uma entrevista com ele - sendo que ele NUNCA recebe a imprensa - e ela só consegue depois que Clark chega na cidade. Novamente, como diz o Nyous: "ah, roteiro..." Sim, porque aqui vem uma das diferenças interessantes dessa série: Clark, Lois e Luthor formam um triângulo amoroso! Se, por um lado, Luthor se rói de inveja dos poderes de Superman (como sempre), por outro ele não sabe o que fazer e como lidar com Clark, de quem Lois não desgruda. Nessa versão também o relacionamento de Lois com Superman não é nada sutil. Em mais de uma ocasião eles demonstram afeto um pelo outro (inclusive beijo) publicamente, deixando muito óbvia a preferência de Superman por salvar Lois a salvar qualquer outra pessoa. E, aliás, este Superman não passa todo o seu tempo livre caçando gente em perigo e bandidos. Se algo atravessa seu caminho ele resolve, mas não abre mão do seu tempo de descanso e lazer!

No final da primeira temporada Luthor é, finalmente, desmascarado. Não vou contar como, é claro!

Esse Clark chega a Metrópolis muito cru: ele nunca atuou como super-herói antes (então é Superman Ano 1) e não sabe nada sobre si mesmo, exceto que é adotado e não é humano. Assim sendo, assuntos como a nave que o trouxe, o planeta Krypton, seu nome de nascença, Jor-El e Lara, a existência da sua fraqueza (Kryptonita) vão surgindo aos poucos... ele nem sequer sabe ainda o alcance pleno de seus poderes e se tem limitações. Ainda não existe Fortaleza da Solidão. Mas nada de General Zod por enquanto: esta é uma temporada de um vilão só, Lex Luthor.


Falando um pouco de outros personagens: eu lembrava que também gostava bastante desse Perry White (o melhor também, na minha opinião), mas tinha esquecido da sua obsessão por Elvis Presley.

Jimmy Olsen eu recordava de um jeito bem diferente. Tenho a impressão que o ator foi trocado em algum ponto das temporadas seguintes.

Cat Grant eu não me recordava nem um pouco. E, confesso, fiquei chocada. Ela não podia ser mais DIFERENTE da Cat Grant que vemos em Supergirl. O total oposto, eu diria!!! A única semelhança entre as duas versões é o fato de sempre que tem a chance dar em cima do Clark e querer roubá-lo da Lois se puder.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou assistindo a primeira temporada agora ,também assisti quando era criança, muita nostalgia

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!