sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Requiem: O Último Episódio (Animado) de Caverna do Dragão

Fiz um post em 2013 sobre uma HQ brasileira que contava o verdadeiro final de Caverna do Dragão, a partir do roteiro original que havia caído na internet.
E, neste LOUCO ano de 2020, o projeto de alguns fãs que são animadores amadores de fazer uma versão animada deste roteiro final ficou pronto!!! Eles usaram como matéria prima principal as próprias imagens dos desenhos originais.

A animação pode ser vista no YouTube com legendas em português e até dublado por outros fãs em português. Como ao linkar vídeos do YouTube sempre corremos o risco do vídeo ser retirado depois de um tempo e ficar um "vácuo", vou colocar abaixo mais de um link para você verem.

Eu assisti a animação (legendada) quando foi lançada e ficou um trabalho lindíssimo, incrível, realmente muito bem feito e fiel ao original. Vale muito a pena assistir, principalmente para quem é fã do desenho original!
Para quem for mais novo e não conhece a história, o desenho Caverna do Dragão foi inspirado no jogo de D&D (um jogo de RPG) que, por sua vez, foi criado com inspiração no universo de Tolkien (o autor de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion). O desenho foi ao ar entre 1983 e 1985 nos Estados Unidos e estreou no Brasil em 1986 e continuou com seus episódios sendo repetidos diariamente por boa parte dos anos 90, influenciando assim toda uma geração (ou até mais de uma).
O desenho, no entanto só tinha 27 episódios. O grande problema era que a história nunca foi finalizada, apesar de existir um roteiro. Antes do autor do roteiro final colocá-lo na internet, os fãs criaram muitas teorias e especulações polêmicas sobre o significado do desenho e o destino das crianças.

A história girava em torno de 5 adolescentes e 1 criança (Eric, Sheila, Hank, Presto, Diana e Bobby) que ao entrar em um brinquedo de um parque de diversões são transportados para um mundo ermo e mágico, onde eles ganham novas habilidades e artefatos mágicos que irão ajudá-los a sobreviver neste ambiente inóspito com a ajuda (ou quase) do Mestre dos Magos. Frequentemente eles precisam combater o seu maior inimigo: O Vingador.

O final de Caverna do Dragão nos mostra duas coisas muito importantes: a verdadeira identidade de O Vingador e o destino final das crianças (voltaram para o "nosso mundo" ou não?).

“Os criadores desse episódio são primeiramente fãs, e animadores amadores em segundo lugar”, diz a descrição do vídeo no Youtube. “Há muitas coisas que gostaríamos de ter feito diferente, mas estamos muito orgulhosos do que conseguimos realizar e temos esperanças de que aqueles que amam esse desenhos como nós ficarão satisfeitos com o resultado”.
Segundo consta, o final original estabelecido por Reaves – mantendo o destino dos personagens em aberto no roteiro – acontece aos 28 minutos da animação. O restante dos eventos mostrados no episódio recriado são ideias dos criadores da animação amadora que oferecem, a partir de conceitos e linhas narrativas de episódios anteriores, uma conclusão definitiva para Caverna do Dragão.



Vale lembrar que um box de DVD foi lançado oficialmente com os 27 episódios originais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!