domingo, 29 de novembro de 2020

Filme: Coringa (Joker)

 Este será um post SEM spoilers!

Como perdi esse filme quando estreou nos cinemas no ano passado, só consegui assisti-lo em Setembro deste ano (2020).

Joker é um filme que não foi superestimado nas críticas de fãs e de especialista, porque realmente é um filme incrível!

Uma das coisas que mais gostei foi mostrarem que o famoso Thomas Wayne estava bem longe de ser um santo, como muitas vezes parece ter sido retratado antes. Há cenas em que ele age de uma maneira bastante imbecil, insensível e totalmente egoísta e mesquinho. O que faz muito sentido se pararmos para pensar, afinal, ele é o homem mais poderoso e mais rico da cidade mais corrupta da ficção!

Também faz sentido pensarmos que a visão que tivemos até hoje de Thomas como alguém de reputação impecável, acima do bem e do mal, é - na verdade - a visão de um garoto que ficou órfão aos 12 anos de idade. Era a memória idealizada que Bruce Wayne manteve do pai, que sempre o tratou bem. Para o pequeno Bruce, Thomas parecia um herói... já para a população de Gotham e outros que lidavam diariamente com ele...

Só achei que a escolha do elenco - para um momento em que Bruce Wayne ainda é uma criança de no máximo 12 anos - ficou um pouco estranha. Se considerarmos a idade dos atores: o ator que interpreta Thomas (Brett Cullen) tem 64 anos. A atriz que interpreta Martha Wayne (Carrie Louise Putrello - cuja idade não consegui descobrir) aparenta ter a mesma idade ou ser apenas um pouco mais nova. Ou seja, eles parecem mais avós de Bruce do que pai e mãe.
Enquanto isso, Joaquin Phoenix (que interpreta o personagem principal, Coringa / Arthur Fleck) tem 46 anos. Se pararmos para pensar, esse Bruce vai enfrentar no futuro um Joker já idoso, a não ser (o que acho até plausível no contexto deste filme) que ele 'passe o bastão' para outra pessoa assumir a identidade de Coringa no futuro.

Apesar de Thomas ter uma participação decisiva na vida de Arthur Fleck, contribuindo ativamente para que ele se transforme em Coringa definitivamente, este não é um filme sobre a família Wayne! Os acontecimentos para lá de conhecidos da mitologia do Batman aparecem brevemente, mas o foco é a vida de Arthur e como surgiu o maior arqui-inimigo do Batman.

Esse filme conseguiu me deixar até com pena do Coringa e pela primeira vez enxergá-lo como um personagem plausível. Obviamente que nada do que o personagem sofre durante a trama pode ou deve ser usado como justificativa para crimes hediondos, mas dá para compreendermos como e porquê ele chegou ao ponto de loucura em que chegou. Uma vida ferrada, uma mãe narcisista, problemas psicológicos E neurológicos, humilhações constantes... Esse Coringa me fez acreditar que ele seria alguém capaz de fazer as coisas de A Piada Mortal ou que conseguiria a proeza de fazer até o Superman perder as estribeiras como acontece em Injustice.

Esse filme foi muito comparado - pelo estilo - ao antigo filme Taxi Driver (que eu nunca assisti) e que pode ter servido de inspiração. Mas a mim lembrou muito o filme Um Dia de Fúria
Como não poderia deixar de ser, este filme traz uma forte crítica social sobre a maneira como pessoas marginalizadas na sociedade  são tratadas (e não estou falando de pobreza ou de minorias... mas pessoas em geral que são mal tratadas apenas por serem diferentes, por não se encaixarem num padrão de comportamento social).

Minha única crítica ao filme são 2 cenas excessivamente gráficas, de violência 100% explícita. Eu continuo não gostando desse tipo de cena, acho de um mal gosto extremo e desnecessárias. Eu entendo o motivo delas existirem, mas sou da opinião que é possível enfatizar o nível de crueldade do personagem com credibilidade de outras maneiras.

Joaquin Phoenix
 dá um show de interpretação, mostrando que seu Oscar foi mais do que merecido!

Como mencionei no post sobre Multiverso, todos os live actions da DC (mesmo as séries e filmes muito antigos) pertencem ao mesmo Multiverso, mas em realidades separadas. Assim, este Coringa, este Thomas Wayne e este Bruce Wayne não se conectam de forma alguma com os outros filmes que estão sendo produzidos agora! Este filme NÃO é um prequel nem do Batman do Ben Affleck (até porque o Coringa do Jared Leto é completamente diferente em todos os aspectos) e nem com o Batman do Robert Pattison.
Apesar disso, mesmo tendo essa consciência, na minha opinião pessoal, eu acho que esse filme poderia se encaixar muito bem como um prequel do Coringa de Batman: O Cavaleiro das Trevas (de 2008), porque este Coringa tem muitas semelhanças (físicas, estéticas, de personalidade, de atitudes, etc) com o Coringa do Heath Ledger. Mas essa é apenas uma viagem minha...


Se é fã do universo da DC e ainda não assistiu esse filme, você deve assistir!
E se mesmo se não for fã dos universos de heróis, mas gostar de um thriller bem construído, vale a pena assistir! E não se preocupe, que não é preciso ter conhecimento prévio das histórias de heróis para compreender o filme... ele é totalmente independente e fechado em si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!