sábado, 21 de novembro de 2020

Romances de Época e Romances Hot

 Não dá para acreditar que o último post deste blog foi em Novembro de 2016, 4 anos atrás! Eu nunca deixei de acessar o blog, pensar no blog e de atualizar meu Censo Literário aqui. Mas por algum (ou melhor, provavelmente muitos "alguns") motivo eu não me sentia mais motivada a fazer os posts de hábito. De lá para cá MUITA coisa mudou. Por exemplo, já mudei de casa 2x e estou prestes a me mudar novamente. E tanta coisa aconteceu de lá para cá que hoje me sinto uma pessoa diferente em muitos aspectos. Não 100% diferente, claro... mas mudanças foram imprescindíveis!

E uma outra grande mudança foi nas minhas preferências de leitura, como dá para perceber no meu Censo Literário. Não é que o gênero Fantástico tenha deixado de ser meu favorito, muito pelo contrário! Mas eu tive um período de grande dificuldade, de depressão profunda em 2018 e não andava com ânimo para fazer nada... nada mesmo! E onde eu estava morando (no meio do mato) não tinha nada para me ajudar a reagir também! Foi aí que, meio sem querer, caiu nas minhas mãos um livro de Romance de Época. Não sei explicar o que me compeliu a dar uma chance pela primeira vez, mas eu dei. Me apaixonei primeiro por aquela autora específica. Quando não encontrei mais livros dela, comecei a procurar livros de outras autoras. E acabei totalmente envolvida por esse gênero até hoje!

Confesso, eu tinha um enorme preconceito com o gênero de romances. Na verdade não era bem preconceito, era mais uma desilusão e rancor com a palavra "romance" em si, que perdurou por mais de uma década mas, felizmente, está muito bem curada, obrigada! Eu também tinha uma grande aversão a esses livros por causa das capas horrorosas que faziam antigamente e que me causavam uma má impressão. Essas capas sempre me passavam a falsa impressão que esses livros ou eram enjoativos (nível diabético) ou eram exclusivamente sobre sexo, sem muito contexto. Mas na verdade a grande maioria deles é sobre amor verdadeiro, sobre superação, sobre amizade, sobre família, sobre sociedade, sobre redenção... tem muito humor, tem cenas fofas, tem cenas comoventes, tem situações angustiantes e etc... assim como acontece nos outros gêneros também! Hoje as editoras (do Brasil) têm se empenhado muito mais em fazer capas mais belas e elegantes, e menos cafonas e vulgares. Agora, quanto aos romances "hot" - que se passe em qualquer época - esse gênero devo confessar que tinha um enorme preconceito mesmo, que foi inevitavelmente gerado pela 'ascesão' de histórias muito ruins (sabem quais, né... aquelas derivadas de fanfics). Pois bem, quando eu resolvi dar uma chance para uma outra série famosa do gênero (entre as histórias contemporâneas), não me arrependi. Tem lá seus defeitos, SIM! Mas encontrei muito mais qualidades.

Eu já era grande fã de clássicos como Orgulho & Preconceito, O Morro dos Ventos Uivantes, etc... mas a grande diferença desses clássicos para os Romances de Época é que enquanto O&P e O Morro eram escritos por mulheres que realmente viveram naquela época e país, conviveram naquelas sociedades... Os Romances de Época são escritos por escritoras atuais, grande parte das vezes não-inglesas (mas a maioria das histórias se passa na sociedade inglesa, dos séculos 18 e 19). E, por causa disso, há uma "licença poética" enorme em relação aos costumes da época, principalmente. Muitas histórias apresentam situações totalmente absurdas e até surreais, que sabemos que não aconteceriam na época... ou talvez até pudessem acontecer (há relatos históricos de histórias impagáveis), porém com uma frequência beeem menor e com consequências muito mais duras. O linguajar também é muito diferente, muitas vezes um intermediário entre a formalidade da época e o "coloquialismo" dos dias de hoje. Mas o mais importante acaba sendo a habilidade da autora de tornar sua escrita e o seu cenário extremamente charmosos para nós, leitoras. (coloco leitorAS porque o público-alvo deste gênero de livros é majoritariamente feminino, bem como as autorAS também são majoritárias).

Em relação a romances (ou seja: livros que contam a história de um casal) eu gosto muito mais dos Romances de Época ("hot" ou não) do que dos contemporâneos, porém a série Crossfire (da Sylvia Day) conseguiu me amarrar bem. E não é pelos exageros dela nas cenas explícitas! Não, o que me conquistou totalmente foi o "background", as histórias do passado da Eva e do Gideon que é beeeeeem pesada (violência e traumas psicológicos) e como somente ao se encontrarem e se completarem eles conseguem superar estes traumas juntos e aos poucos irem enxergando um futuro e deixando o passado para trás! Claro... isso depois de combaterem muitos "fantasmas" bem reais que insistem em voltar para atazanar a vida tanto de um, quanto de outro. 

Mas, voltando aos de época... as autoras Elizabeth Hoyt, Sarah McLean, Mary Balogh, Tessa Dare e Lisa Keyplas me conquistaram totalmente! Li muitas outras também, mas do que consumi até agora estas foram as melhores na minha opinião. Ainda não li nada da tão aclamada Julia Quinn, cuja série Os Bridgertons está prestes a estrear na Netflix!

Uma dificuldade na qual esbarrei neste universo é que existem séries ENORMES (sendo formadas por uma sucessão de séries menores que se interconectam) e, no começo, quando não sabemos disso, acabamos lendo na ordem errada. Os da Elizabeth Hoyt foram tranquilos (peguei do início). Mas acabei por descobrir que os da Sarah comecei totalmente errado (peguei o 2º livro da série do meio da sequência completa e depois fui correndo atrás do prejuízo), os da Tessa Dare quase comecei pelo ÚLTIMO, kkkkk... sorte que pesquisei antes de começar. Os da Lisa também comecei errado, lendo o 1º livro da última série lançada dela, só para depois descobrir que além de ainda não estar encerrada (faltavam 2 livros, que agora já foram publicados mas ainda não li), havia muitos outros livros antes! O perigo disso é que se você não gosta de spoilers pode acabar esbarrando em revelações que podem estragar totalmente sua experiência, em especial no caso dos livros da Sarah (a identidade de um personagem que é mantida em sigilo até certo ponto). Por isso, se você tiver interesse em começar no universo dos Romances de Época, minha sugestão é pesquisar todos os livros da autora na qual você está interessada antes de começar a ler um dos livros dela. E tem mais uma pegadinha: além dos livros, algumas autoras como a Mary e a Tessa, lançam contos avulsos que se passam entre um livro e outro e que tem situações importantes para o enredo geral da série.

Por isso eu gosto de pesquisar uma autora, pegar desde o primeiro e seguir direto a ordem cronológica, sem interrupções, para não perder o fio da meada. Nem todo mundo se importa muito com isso. Tem gente que não liga de começar fora de ordem e tem gente que para não enjoar do estilo da autora prefere intercalar os livros de uma série com outros de outras autoras ou de outros gêneros. Particularmente, eu acho muito incômodo me deparar com referências ao passado dos personagens que eu não entendo completamente. Isso aconteceu muito comigo com as séries dos livros da Mary Balogh: quando li O Clube dos Sobreviventes, nos 2 primeiros livros havia participações de personagens que a autora insinuava que já era conhecido do público e suas histórias - ligeiramente relevantes para a história do livro atual - eram mencionadas por alto, considerando que eu já deveria conhecer os detalhes, sem precisar de maiores explicações. Por isso, em 2020 resolvi ler as séries dela em ordem cronológica, desde os 2 Prequels.

Outra autora que me conquistou nestes dois últimos anos completamente é uma mistura de Romance "hot" (embora com poucas cenas desse tipo) com Fantasia (magia) e que se passa no mundo contemporâneo (atual). Mas na verdade não é uma autora, e sim um casal que escreve junto: Ilona Andrews. Eu tinha visto o livro Sangue Mágico na livraria e comprado. Li e não curti muito a saga da Kate Daniels, por envolver vampiros e transmorfos / shifters (pois é... isso eu continuo não curtindo, kkkk), mas mesmo assim fui procurar a continuação. Encontrei então um livro chamado Magia Explosiva, achando que era continuação... mas na verdade este é o primeiro livro de uma outra série do casal, chamada Hidden Legacy, que eu gostei muito mais do que a série Kate Daniels. A série Hidden Legacy ainda está sendo publicada, mas ela também é subdividida. A primeira trilogia é a história de Nevada e do Connor "Louco" Rogan... após a "conclusão" da história deles, o foco passa para Catalina (a irmã mais nova de Nevada, agora maior de idade) e Alessandro. Mas apesar da mudança de foco dos casais, o grande mistério AINDA não foi resolvido!!! A série da Catalina atualmente tem um conto de transição (de uma série para outra) e dois livros publicados (em inglês)... ou seja, ainda está sendo escrita e publicada.

Além de ter um cenário mágico que achei muito mais atraente para o meu gosto (a maneira como a magia funciona), os personagens são extremamente cativantes, em especial a família Baylor é "mucho loka" (diversão garantida!) e os vilões sabem como nos intrigar e nos dar um gosto de "quero mais" (quero descobrir quem é essa pessoa e o que raios ela está aprontando).

Se você pesquisar Hidden Legacy no Google, irá dar de cara com as capas das edições americanas que são PURA VERGONHA ALHEIA! (antes era justamente esse o meu problema com esse tipo de livro!!!) Mas ignore... porque as histórias são realmente muito boas, instigantes E divertidas. Como diz o velho ditado, que nem sempre seguimos, "não julgue o livro pela capa". Ainda assim, acho que alguém devia dar uns tapas nos capistas americanos... porque a função deles deveria ser nos atrair para os livros e não nos fazer rejeitá-los pelo extremo mal gosto da capa!

Agora que estou retomando o blog pretendo fazer posts individuais e mais detalhados sobre as séries literárias que mais curti nesse período sem, é claro, deixar de falar de filmes, séries e outros assuntos que eu já abordava aqui antes. Sim, eu sei que fiz muitas promessas não cumpridas... mas aos poucos estou retomando meus projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!