quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Filme: Mulan (live action)

 A Disney + (Disney Plus) finalmente estreou no Brasil há alguns dias e, com ela, veio a sua mais recente produção: Mulan. O novo live action baseado em um dos clássicos de animação do estúdio. O filme já estreou rodeado por 3 polêmicas:

=> Como era de se esperar - e no mesmo estilo dos outros live action de clássicos - não é 100% fiel ao desenho original.

=> A tentativa (fracassada) de estrear nos cinemas em meio à pandemia.

=> E a mais grave de todas: as acusações contra a Disney sobre ter filmado em um estado chinês que mantém campos de concentração. É isso mesmo, você leu certo: em pleno 2020 ainda tem campos de concentração em algum lugar do mundo.

Você pode pesquisar melhor sobre as duas últimas polêmicas que citei acima na internet para decidir se vai assistir o filme ou não, mas nesse post vou me concentrar em resenhar o filme em si que, claro, já assisti! ("claro", porque eu não teria como comentar sem ter assistido, né...).

Não se preocupe, este post NÃO terá grande spoilers.

Assim como os live actions anteriores (Cinderela, Aladdin, Malévola, A Bela e a Fera) é um filme visualmente maravilhoso, feito para encantar enchendo os olhos.

Vi muitos fãs reclamando que o filme não é fiel à animação. Não tem músicas, tem pouco humor e não tem Mushu. Talvez porque, embora eu goste sim de Mulan, esta animação nunca esteve entre as minhas favoritas, nada disso me incomodou muito! Na verdade eu achei razoável e mais do que esperado. As demais live actions também não foram 100% fiéis (o único que chegou mais próximo da fidelidade literal foi A Bela e a Fera) e Mulan é, essencialmente, uma história de guerra e que por isso optou por uma representação realista. Músicas e personagens fofos funcionam muito bem em animação não importa qual seja o plot, mas um filme de guerra em live action ficaria horrível, tornando a história tola e tiraria a credibilidade do perigo, ou seja, você como público não acreditaria que aquela é uma guerra real.

Logo no início do filme o narrador, que é o pai de Mulan, deixa bastante claro que o filme mostra apenas UMA das versões da famosa lenda de Mulan. O que eu acho que foi colocado ali justamente para deixar claro para o espectador que ele não veria uma "cópia" da animação com atores e cenários reais. 

O querido dragãozinho Mushu, protetor da família de Mulan, no filme é substituído por uma fênix que tem uma participação pontual e muito mais sutil, mas cumpre perfeitamente o seu papel: de proteger Mulan. Eu sou fã de dragões e de fênix, então eu curti de qualquer maneira.

Outra diferença grande é a presença de uma nova personagem feminina, a Feiticeira Xian Lang, que não existe na animação. Não dá para negar que a personagem é um clichê ambulante, em especial de filmes de ação orientais. E mesmo assim eu gostei dela e das vezes que ela interagiu com Mulan, mostrando a ela o que pode acontecer naquele mundo com mulheres que se atrevem a "pensar e agir fora da caixa".

A única diferença que me causou uma estranheza maior foi a mudança de identidade dos personagens masculinos (os companheiros de exército de Mulan). Achei desnecessário mudar os nomes deles.

No final das contas é um bom filme, com o inconfundível estilo Disney - levando-se em consideração apenas a produção em si - e que conta, essencialmente, a mesma história: a filha de uma família tradicional chinesa que falha miseravelmente ao tentar um casamento, mas que se sacrifica para salvar o pai idoso e doente tomando seu lugar como soldado na guerra! O filme irá encantar e emocionar quem estiver disposto a vê-lo com a mente aberta e como uma história única e descolada de versões anteriores.

E, para quem é fã de Agents of SHIELD, há uma bela surpresa no final!

O filme chegou a ser lançado nos cinemas, inclusive do Brasil (vi o cartaz em um cinema de Guarulhos uns 2 meses atrás), mas teve um resultado pífio devido à pandemia. Atualmente não sei se continua em cartaz - afinal, tem poucas opções de filmes pra passar nos cinemas que se arriscaram a abrir -, porém ele está disponível no streaming oficial da Disney, o Disney + / Disney Plus que está chegando no Brasil esse mês com um marketing ultra agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!