domingo, 29 de novembro de 2020

Falecimento: David Prowse

Em Julho de 2002 eu tinha assistido há pouco tempo os filmes de Star Wars disponível até então, o Episódio II - A Guerra dos Clones tinha estreado recentemente e eu era uma completa N00B em relação à quase qualquer coisa da saga, mas ainda muito inocentemente entusiasmada. Foi então que encontrei esse maravilhoso Pôster da revista SET de comemoração aos 25 anos da saga. Importante lembrar que na época George Lucas nem sonhava em vender suas preciosas empresas!

Além do Pôster Gigante, essa publicação - ah, sim... sou da época que a gente conseguia informações de cinema comprando revistas nas bancas de jornais - vinha recheada de curiosidades. E foi através dela que eu descobri, para meu total choque, que foram necessários nada mais, nada menos que 4 atores para dar vida a Darth Vader na Trilogia Clássica. E foi assim que eu descobri a existência do ator David Prowse.

1. Prowse, muito alto e fisiculturista, emprestou ao personagem o físico que era necessário para compor o vilão mais aterrorizante da Galáxia.
2. James Earl Jones emprestou sua voz majestosa a Darth Vader para fazê-lo soar como alguém realmente imponente.
3. Bob Anderson vestiu a armadura e o mando de Vader nas cenas coreografadas de lutas com sabres de luz.
4. Por último, Sebastian Shaw deu a Vader / Anakin um rosto humano após o sacrifício e redenção do vilão, no final de Ep. VI - O Retorno de Jedi.

Somando os atores da Nova Trilogia (Ep. I, II e III) que deram vida à Anakin na infância (Jake Lloyd) e na adolescência e juventude (Hayden Christensen), foram necessários ao todo 6 atores para compor o personagem na saga original!


George Lucas viu o papel de David Prowse no filme Laranja Mecânica e o convidou para fazer teste para 2 personagens, devido à sua altura: Darth Vader e Chewbacca. Ele ficou com Vader e Chewie acabou ficando com Peter Mayhew (que também já faleceu em 30 de Abril de 2019). David já tinha feito vários outros papéis de monstros no cinema.

Segundo a revista SET Especial (da capa acima):
"Eu escolho o papel do vilão porque todos se lembrarão dele", disse o tricampeão inglês de levantamento de peso a George Lucas, quando o diretor ofereceu ao gigante de dois metros os papéis de Darth Vader e de Chewbacca. Prowse já tinha experiência com personagens maus, tendo sido o monstro de Frankenstain em três filmes (um deles, Cassino Royale). Mas foi o papel de Julian em Laranja Mecânica que chamou a atenção de Lucas, com quem Prowse acabaria brigando ao descobrir - por um recado do diretor Russ Meyer - que sua voz tinha sido dublada em Guerra nas Estrelas. O motivo: seu forte sotaque do interior, que lhe valeu o apelido Darth Farmer (algo como Darth Caipira, maldosa alcunha dada por Carrie Fisher) no set. A mágoa continuou recentemente, quando Lucas chamou outro sujeito para vestir a armadura em cenas extras rodadas para a edição especial de O Império Contra-Ataca. Prowse, hoje um senhor de 67 anos, luta contra um problema ósseo que o levou a enfrentar cirurgias na bacia e o faz mancar. Mesmo assim, está batalhando para entrar em forma e espera ser chamado para encarnar Vader de novo em 2005 - tanto é que já abrandou seu discurso em relação a George Lucas em seu site oficial."
Como sabemos atualmente, foi o próprio Hayden Christensen quem vestiu a armadura de Darth Vader no final de Ep. III - A Vingança de Sith em 2005.


Porém, apesar de ser seu trabalho mais famoso, Star Wars não é a única coisa pelo qual Prowse recebeu reconhecimento. No Reino Unido (sua terra natal) ele é conhecido por ter feito uma campanha de segurança viária para crianças em 1975, na qual atuou como um super-herói inventado para a campanha chamado Green Cross Code Man. Em reconhecimento por serviços prestados a instituições de caridade e à campanha da segurança rodoviária ele recebeu o MBE: Membro da Ordem do Império Britânico no ano 2000.


David Prowse nasceu em 01 de Julho de 1935 e morreu durante a madrugada, dia 28 de Julho de 2020 aos 85 anos. A causa da morte não foi divulgada com detalhes. Somente foi dito que ele sofreu com uma curta doença.

Mais um dos atores da saga original se torna Uno com a Força!
David, Que a Força esteja com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!