segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O Ickabog: Novo Livro Infantil de J. K. Rowling

 No dia 10 de Novembro de 2020 foi lançado no Brasil a edição física em capa dura do mais recente livro infantil de J. K.  Rowling, intitulado 'O Ickabog'. Como grande fã da autora, eu já estou desesperada para lê-lo e tê-lo na minha estante.


O livro vinha sendo disponibilizado online ao longo da pandemia, com capítulos publicados diariamente, em vários idiomas. É o primeiro livro infantil de Joanne sem ligação alguma com o universo de Harry Potter. A versão física que acaba de ser lançada, na versão brasileira tem 288 páginas e conta com ilustrações feitas por 34 crianças brasileiras, que foram escolhidas em um concurso da Editora Rocco. A lista com os nomes dos desenhistas vencedores pode ser consultado no final deste post.

Sinopse do livro:
O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog. Qualquer pessoa sensata sabia que o Ickabog era apenas um mito para assustar as crianças e fazê-las se comportar. Mas quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças - os melhores amigos Bert e Daisy - embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia.
A história foi escrita há mais de 10 anos por J. K. Rowling para seus filhos caçulas quando eles eram crianças e era contada como história de ninar. Joanne publicou o livro na internet gratuitamente entre Junho e Julho como forma de ajudar os pais a entreterem seus filhos durante o confinamento causado pela pandemia. Quando fez o anúncio do livro, J. K. disse que doaria os Direitos Autorais da obra para pessoas afetadas pela pandemia. Sobre a história, ela diz:

"Ao longo de 10 anos eu escrevi um conto de fadas chamado O Ivkabog e até muito pouco tempo apenas duas pessoas conheciam essa história - meus dois filhos".

"A ideia para O Ickabog me ocorreu enquanto eu ainda escrevia Harry Potter. Escrevi a maior parte do primeiro rascunho entre livros de Harry Potter, com a intenção de publicá-lo depois de Harry Potter e as Relíquias da Morte. No entanto, após o último livro de Potter, eu queria fazer uma pausa nas publicações, que acabou durando cinco anos. Foi assim que o primeiro rascunho de O Ickabog subiu para o sótão, onde permaneceu por quase uma década. Com o tempo, passei a pensar nele como uma história que pertencia aos meus dois filhos mais novos, porque eu lia para eles à noite quando eram pequenos, o que sempre foi uma lembrança feliz da família”,

"O Ickabog é uma história sobre verdade e abuso de poder. A ideia surgiu para mais mais de uma década atrás, ou seja, ele não foi escrito intencionalmente como uma resposta a nada do que está acontecendo no mundo hoje. Os temas são atemporais e dizem respeito à qualquer tempo ou país."


A lista das 26 meninas e os 8 meninos, vencedores do concurso, que são de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Tocantins, Goiás e Rio Grande do Norte:

Alícia Fleury Cunha Rego Monteiro - RJ
Ana Carolina Castro Ribeiro - SP
Anita Pereira de Barros - SC
Bruna Bezerra Karam Delbim - SP
Carolina Guedes - GO
Elisa Alfonso de Carvalho Vanderlinde - SP
Felipe Rodrigues Vasconcellos - SP
Gabriel Guilherme Abrahão - SP
Gabriel van Zeeland de Souza - RS
Helena Bortolin Vieira - SP
Isabela dos Santos Barros - RJ
Isadora Vasques Aldado - SP
Joaquim de Almeida Fábio Garboggini - SP
Lina Alves - SC
Lis Salvo Zagui - SP
Luiz Guilherme Crusoé Souza Dourado - BA
Luiza Rodrigues Langone - GO
Maitê Andrade Camargo Penteado - SP
Maria Cecília - SP
Maria Clara Bandeira Verschoore Burlamaque - RS
Maria Clara da Costa da Silva - SP
Maria Clara Trindade Brilhante - RJ
Mariana Costa Nogueira - AM
Marina Galdino Santana Almeida Lima - PE
Nina Yukie Taira - SP
Pedro Augusto Barros Barbosa Mota - SP
Rosa Flor Moncau Pimentel - SP
Suzana Curcino Rodrigues Bispo - TO
Tainá Capacla Szilagyi - SP
Tatiana dos Santos Spineva Bokhonok - SP
Theo Maieski Rodrigues - RS
Valentina Davilla - RJ
Valeska Valentina Ferreira Centena - GO
Vinícius de Vasconcelos Tinoco - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!